Como fazer compras pela Internet em lojas virtuais

Se você nunca comprou pela internet e agora acha que é o momento certo, seja bem-vindo ao clube que conta com mais de 50 milhões de consumidores online e que foi responsável por movimentar algo em torno R$12,74 bilhões no primeiro semestre de 2013, somente no Brasil.

Você verá que existem muitas vantagens em se comprar no universo online, são inúmeras lojas, produtos e serviços que não deixam nada a desejar aos centros comerciais e shoppings centers. Além do mais, você irá economizar com gasolina, estacionamento e não irá cair na tentação de ser levado pelo impulso de uma vitrine.

Mas como tudo é novo para você, vamos lhe apresentar uma espécie de mapa para não se perder na hora de realizar sua primeira compra. Se seguir as dicas que iremos lhe apresentar você estará mais seguro.
O que você quer comprar:

Defina o que irá comprar e as características que espera do produto. Isso evita que compre algo sem utilidade para você.

Escolhendo a loja

Definido o produto que vai comprar, escolha a loja. Como você ainda está começando no e-commerce, não arrisque comprar de lojas desconhecidas. Procure sites de empresas que você já conhece como Casas Bahia, Ponto frio, Ricardo Eletro, Americanas ou aquelas que já são consolidadas na Internet, como o Submarino.

Critérios para escolha da loja

Além de optar por lojas conhecidas, outros fatores devem ser considerados, afinal não só de nome se vive uma empresa, é preciso oferecer um pacote de serviços adequados. Por isso separamos algumas perguntas para que você faça antes de sair comprando:

  • Procure, pode ser pelo próprio Google, por reclamações sobre a empresa e problemas que podem ter ocorrido com entregas ou qualidade dos produtos ofertados.
  • O preço que é praticado pela empresa é bom, outro site não tem uma opção melhor?
  • Se o preço é baixo demais, desconfie.
  • Todas as políticas relacionadas a compra estão bem posicionadas na página e de forma legível? Isso evita que surjam surpresas após a finalização da compra.
  • Estão claros os prazos de entrega? Comprar e esperar por muito tempo um produto pode fazer com que ele chegue e você não o precise mais. Muita atenção com a política de entrega da empresa.
  • Existe disponibilidade de entrega do produto para sua região?
    A empresa disponibiliza, mesmo que no rodapé da página, seu CNPJ, Inscrição Estadual, endereço, telefone e outras informações a respeito dela? Por lei, as lojas virtuais são obrigadas a deixarem esses dados visíveis em todas as páginas.
  • Existe algum selo indicando que o é Site Blindado? Isso demonstra que a empresa faz constantes auditorias de segurança em sua página para preservar os dados de seus clientes.

Cadastro

Após realizar a escolha do produto, será necessário efetuar um cadastro com todas as suas informações pessoais, muita atenção nessa parte do processo. Neste momento, em que existe a necessidade da inserção de seus dados pessoais, só o faça se a página oferecer segurança a você, caso contrário não continue com o processo.

Mas como saber se estou seguro?

Segundo normas internacionais de segurança, todas as páginas em que existe a troca de informações, como no caso de uma tela de cadastro, é necessário uma certificação de segurança que proteja o cliente e as informações ali inseridas.
Essa certificação é o SSL, que se trata de um certificado digital adotado em todo o mundo com o objetivo de criptografar todas as mensagens inseridas no site para evitar que terceiros, sem autorização, acessem o seu conteúdo e os utilizem de má fé.
Para verificar se a página contém o certificado SSL, verifique se a barra de endereço mostra o cadeado verde e o endereço do site começa com HTTPS.

Formas de pagamento

Após definir o produto, o site em que deseja comprar e realizar o cadastro, será hora de efetuar o pagamento. Verifique quais os meios de pagamento a empresa oferece. Os meio mais comuns são:

  1. Cartão de crédito – Como facilidade dessa função, está o fato de poder solicitar o estorno do valor pago caso exista algum problema com o produto, além disso é possível dividir o valor em várias parcelas. Mas é preciso atenção, pois caso as informações sejam inseridas em sites que não sigam recomendações de segurança, pessoas mal intencionadas podem ter acesso a informações do seu cartão e utiliza-lo, fique atento.
  2. Boleto – Considerada uma das formas mais seguras de se efetuar pagamentos, você corre menos riscos de ter dados expostos. O único ponto negativo e realizar o pagamento e não ser atendido com a entrega do produto.
  3. Débito Online –Neste caso é feito o direcionamento para página do banco. A ação pode ser considerada segura, só é necessário saber se a sua máquina está protegida contra possíveis vírus que possam ter acesso a suas informações.

Existem dois modos de realizar o pagamento:

Os empresários tem a opção de direcionara o pagamento do usuário para duas frentes. Para o consumidor não existe muita diferença, mas é importante saber que você encontrará duas formas distintas para efetuar o seu pagamento.

Vale reforçar que uma empresa pode optar por qualquer um deles, não existe uma forma padrão adotadas por todas as empresas.

Direto com a empresa

Nesse modo o pagamento é realizado direto no site da empresa que você está comprando. Nesse formato o consumidor realiza o pagamento, independente do meio (crédito, débito online ou boleto) direto com a empresa. Mas vale a pena ressaltar que você não deve inserir seus dados bancários em uma página que não possua uma conexão segura com HTTPS.

Intermediador de pagamento

Não se assuste se após escolher o produto e a forma de pagamento, você for para em uma página nova. Na verdade você será direcionado a uma página que é a do intermediador de pagamento. Os mais comuns são o PagSeguro e o MoIP. Esses são bem famosos e muito utilizados por e-commerces. Nesse formato, quando você fechar a compra, é direcionado ao intermediador da empresa escolhida pelo lojista. Os meios de pagamento também seguem rigorosos procedimentos de segurança e vão servir como ponte para o pagamento. Desconfie apenas de empresas que não sejam conhecidas, caso tenha dúvida se informe com a empresa em que está realizando a compra.

Frete

Verifique o valor que é cobrado pelo frete e se a transportadora realiza a entrega em seu endereço, não corra o risco de comprar sem poder receber.

Suporte/Contato

A empresa oferece suporte técnico para que você possa tirar dúvidas sobre a entrega do produto ou fazer qualquer tipo de reclamação a respeito do funcionamento dele? Só compre se essas informações e os canais de contato estiverem claros, faça um teste para saber se eles existem

Para finalizar

Se mesmo com as dicas você continuar inseguro, temo uma indicação para que você compre sem medo. A Site Blindado, maior empresa de segurança da internet da América Latina possui um site onde é possível identificar se o site possui blindagem.

Utilize o Verifique para saber se o site é blindado ou não.
Siga todas as instruções e boas compras!

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s