Como aproveitar Black Friday, Cyber Monday e outras datas do varejoCompras e-commerce

Um e-commerce, assim como qualquer outro negócio, precisa estar atento as principais oportunidades relacionadas ao seu ramo de atividade. As lojas virtuais no Brasil contam hoje com algumas datas especiais que foram criadas para aumentar as vendas desse canal, mas ainda há um enorme potencial a ser explorado.

Apresentamos a seguir uma lista comas principais datas para o e-commerce nacional e também uma série de cuidados que precisam ser tomados para que essas datas não se tornem uma dor de cabeça para você e seus clientes.

Dia do Consumidor – 15 de Março

O Dia do Consumidor foi criado nos EUA em 1962, pelo presidente John Kennedy. A data escolhida foi o dia 15 de Março. Desde 2014, esse dia é comemorado com descontos no Brasil, num evento organizado pelo Buscapé. Aqui no Brasil, a data escolhida é a primeira quarta-feira depois do dia 15 de Março, sendo essa data escolhida pois minimiza os custos com logística. O objetivo da ação é oferecer descontos de 80% para os consumidores!

Web Fashion Day: Abril

Em 2014 ocorreu a primeira edição do Web Fashion Day. A ação promocional tem duração de 24 horas e é voltada aos e-commerces de moda, calçados e acessórios. Se sua loja faz parte desses segmentos, pode ser uma grande oportunidade para aumentar as vendas rapidamente, tornando sua loja conhecida do grande público.Esse evento é organizado pela BuscaDescontos.

Dia do Frete Grátis: Abril

Em 2014 foi realizada a terceira edição do Dia do Frente Grátis. Nessa ocasião, os lojistas de diversos segmentos não cobram o frete de seus clientes. A taxa de frete muitas vezes é o principal empecilho na hora de confirmar a compra; por isso, retirar essa cobrança causa um aumento significativo nas vendas das lojas participantes. Ressaltamos que, antes de aderir ao evento, é importante fazer as contas para determinar se sua loja consegue arcar com um dia inteiro de vendas sem pagamento de frete.

Brasil Game Day: Setembro

O Brasil Game Day ganhou sua segunda edição em 2014. Voltado ao público do games e o universo GEEK em geral. São comercializados consoles, controles, jogos, acessórios ou produtos derivados dos jogos. Toda loja que comercializar esse tipo de produto pode participar e aproveitar a data para aumentar suas vendas.

Black Friday: Novembro

A data, tipicamente norte americana, iniciou-se nos Estados Unidos, tornando-se a principal data do varejo local. Lá a Black Friday ocorre na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) e é realizada principalmente pelas lojas físicas. No Brasil, algumas lojas físicas também aproveitam a data, mas é um momento especial para o e-commerce. O evento ocorre desde 2011 com grande aceitação pelo consumidor. Uma pesquisa divulgada pela Exceda, empresa com expertise em web performance, indicou que as lojas online tiveram mais de 700 mil acessos por minutos na edição 2013 da Black Friday. A Opinion Box, em parceria com o Mundo Marketing, indicou que 75% dos internautas brasileiros devem efetuar compras na edição 2014 da Black Friday. A expectativa é que o ticket médio na edição 2014 gire em torno de R$500.

Cyber Monday: Novembro, segunda-feira após a Black Friday

É uma data também muito tradicional nos Estados Unidos. Sempre ocorre na segunda-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças (Thanksgiving). Assim como a Black Friday, é uma das poucas oportunidades que o consumidor tem para adquirir produtos com descontos especiais. No Brasil, ela ocorre na segunda-feira seguinte a Black Friday. Na Cyber Monday Brasileira, o foco são os eletrodomésticos.

Boxing Day: 26 de Dezembro

É a tradicional queima de estoque. As lojas fazem preços especiais para poderem trocar os estoques antes do início do próximo ano e os consumidores encontram oportunidades únicas. Embora se inicie em 26 de Dezembro, a ação de estende por toda a semana entre o Natal e o Ano Novo, a chamada Boxing Week. A ação já é realizada também em lojas físicas, portanto é necessário oferecer vantagens diferenciadas para atrair vendas para sua loja virtual.

Outras datas que podem ser exploradas:

Existem outras datas que são bastante importantes para o varejo e podem ser aproveitadas pelo seu e-commerce também. Listamos as principais por ordem de acontecimento para você ficar atento e não perder nenhuma chance de receita:

  • Dia do Esportista: 19 de Fevereiro
  • Dia Internacional da Mulher: 8 de Maio
  • Dia das Mães: 11 de Maio
  • Dia dos Namorados: 12 de Junho
  • Dia dos Pais: 10 de Agosto
  • Dia das Crianças: 12 de Outubro
  • Dia Nacional do Livro: 29 de Outubro
  • Natal: 25 de Dezembro

Cuidados ao participar de uma data comemorativa

Como você pode notar, o e-commerce tem datas muito interessantes para fomentar as vendas. Mas é preciso tomar alguns cuidados antes de resolver participar de alguma delas.

  1. Antes de decidir participar de todas, veja se a sua estrutura interna permite isso. Confirme estoque e prepare todos os departamentos para o aumento de demanda súbito que essas ações geram.
  2. Se sua operação não for grande e bem estruturada, escolha poucas datas; sobretudo aquelas que não são próximas entre si, para dar tempo de voltar à um nível operacional aceitável. Lembre-se sempre das datas tradicionais e desenhe seu planejamento com base nelas.
  3. Verifique se o seu site é capaz de permanecer no ar com um grande número de acesso simultâneos. Empresas de segurança, como a Site Blindado, por exemplo, oferecem serviços que diminuem as chances do site cair quando houver um alto fluxo de visitas, como o WAF.
  4. Realize divulgação via Google Adwords ou Facebook Ads, apoiando-se no nome/marca dos eventos. Essa é uma chance de você se apresentar para consumidores que ainda não conhecem seu site.
  5. Como novos clientes irão conhecer o seu site, não perca a chance de cativa-los. Exiba selos de credibilidade/segurança como o Site Blindado. Esse tipo de certificação aumenta a credibilidade do site, fazendo seu visitante se sentir mais seguro, contribuindo com o aumento na taxa de conversão.
  6. Seu operador logístico é capaz de atender a demanda? Escolha uma empresa que seja capaz de atender a quantidade de entregas que surgirão e de forma satisfatória.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s