Diferença entre Blindagem de Sites e Anti-malware

A segurança é fundamental para seu site. Você provavelmente sabe disso, tanto que está buscando a diferença entre Blindagem de Site e Anti-malwares para entender qual atenderá melhor suas necessidades.

Vamos explicar as características de cada um dos serviços de uma maneira que lhe satisfaça.

Primeiro a definição de Antimalware:

Anti-malware, como o próprio nome já diz, tem o propósito de combater malwares. Mas o que são?

Malware trata-se de um código malicioso que infecta os computadores e os deixa expostos a ameaças mal intencionadas, podendo acessar registros neles existentes. Dentre os registros, os mais atingidos são dados como CPF, senha de banco e outras informações pessoais.

Mas o que seu site tem a ver com isso?

Tudo. Embora o computador infectado seja do usuário, o malware que se instala no computador do cliente é oriundo de um site, blog ou e-commerce. Que pode ser o seu.

O malware é um código malicioso que pode se instalar em seu site de diversas formas e, a mais comum explora as vulnerabilidades existentes. Quando isso acontece, ele passa a contaminar aqueles que acessarem sua página, mesmo que não percebam.

Se isso por si só já se trata de um grande problema, o Google e outros buscadores, além dos navegadores, identificam seu site como um gerador de problema e isso não é nada bom. Ao identificar que seu site está infectando os usuários da rede com malwares, o Google vai lhe inserir na blacklist.

A Blacklist indica os sites com esse problema. Uma vez estando na blacklist, todos os acessos ao seu site, terão aquela famosa mensagem “Esse site não é seguro, deseja continuar?”. Quando você se depara com esse alerta, você continua?

Ao exibir essa mensagem, seu site se tornará um ambiente sem credibilidade. Então, para manter um site o objetivo é que as pessoas o acessem correto? Portanto é preciso diminuir as chances de exibir mensagens que possam assustar seu internauta ou potencial cliente.

E a ferramenta Antimalware?

A ferramenta Anti-malware existe para que você identifique os códigos maliciosos ou malwares que infectam seus usuários. A análise é feita com um Scan antimalware em média, a cada 4 horas, diminuindo as chances de seu site ser fonte de distribuição de malwares.

O scan realiza uma análise no site para identificar se está infectado por malwares, qual página possui códigos maliciosos, apontando ao administrador, para o problema seja eliminado.

Como o Scan funciona: ele simula um usuário comum navegando pelo seu site. E, assim consegue identificar se existe a vulnerabilidade e de onde ela se origina.

E a Blindagem?

No tópico anterior mostramos como a ferramenta anti-malware funciona. Você deve ter percebido que ela é especifica para malware.

Mas, com uma rápida pesquisa você identificará que acaba ficando exposto as mais diversas vulnerabilidades na Internet e, não apenas o malware. Existem outras.

Pessoas mal intencionadas buscam por sites que estejam com as “portas abertas” para uma invasão, ou seja, que tenha brechas de falta de segurança que possibilitem, por exemplo:

  • Alterar informações do site como descrição dos produtos ou valores;
  • Alteração de fotos e conteúdo de textos e artigos;
  • Excluir informações de portfólio;
  • Inserir conteúdo impróprio em sua página, que podem afastar usuários e interferir na credibilidade do site;
  • Burlar o processo de compra e, por exemplo, não efetuar nem a compra nem o pagamento;
  • “Derrubar” o site, mantendo-o fora do ar;
  • Sequestrar o site e só devolver após o pagamento de uma quantia;
  • Alterar o código dos boletos gerados na sua loja;
  • Além de outras ações que prejudicaram seu site.

A Blindagem de site é um composto de várias ferramentas que juntas geram maior segurança.

Ela é dividida em pacotes com diferentes ferramentas. Vamos analisar o pacote básico.

Nessa modalidade é oferecido um Scan de vulnerabilidade que realiza análises em todo o site, identificando possíveis brechas, nas quais os ataques podem ocorrer. Essas brechas são transmitidas aos administradores que tomarão as devidas precauções para corrigir essas falhas.

Quando optar por anti-malware ou por Blindagem:

Você já percebeu que elas têm funções diferentes e serão essenciais para seu site. Mas como realizar a escolha por cada uma delas?

Cada caso é um caso, mas de uma forma geral blogues e Sites Institucionais podem optar por um anti-malware. Já e-commerces, obrigatoriamente necessitam de uma Blindagem.

Claro que blogues e sites institucionais aumentaram sua segurança com a utilização de da Blindagem de Sites, mas se não tiverem como investir nesse sistema, a Análise Anti-malware pode ser uma opção.

A Site Blindado oferece um pacote que inclui ambos, Blindagem e anti-malware. Clique aqui e deixe seus dados, entraremos em contato com você.

É importante salientar que o selo Site Blindado só pode ser utilizado quando se adquirir a modalidade Blindagem de Sites. A análise anti-malware só permite a utilização do selo correspondente a esse serviço.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s