O que é um gerenciador de certificado digital SSL

Ter um SSL para um e-commerce é fundamental. Sem ele não será possível, por exemplo, ter um gateway de pagamento ou mesmo a integração com o adquirente, prejudicando o processo de pagamento das compras. E, além disso é importante dizer que o certificado digital SSL diminuirá as chances dos dados de seus clientes caírem nas mãos de pessoas mal intencionadas, já que ele realiza a criptografia de dados. Isso você já sabe, mas vamos falar de uma forma para gerenciar seus certificados. Sim, existe uma forma simples de controlar as informações de seu certificado SSL e outras ferramentas de segurança.

Quem utiliza um gerenciador de certificado digital SSL?

Na verdade todos os sites que possuem alguma modalidade de certificado digital SSL podem e devem utilizar um gerenciador, que sem dúvida evitará contratempos futuros.

Mas, o uso mais comum é feito por algumas empresas que costuma utilizar o SSL em mais de uma página e não somente em seu carrinho. Nestes casos, o problema é que em um determinado momento, os profissionais de segurança ou ainda a própria administração do e-commerce, chegam em um ponto no qual não conseguem, devido a outras atribuições de segurança, monitorar todos esses certificados.

Isso pode fazer com que, por descuido, o SSL vença, expondo as informações inseridas em seu site. Além disso, quando uma página tem um certificado digital expirado, os usuários serão avisados pelos navegadores.

E esse esquecimento pode sim acontecer. Imagine se controlando vários SSL, principalmente se eles possuírem datas de vencimento diferentes, afinal não é possível esperar para inserir o SSL em uma página para sincronizar com outro certificado. O mercado não permite isso, ele é dinâmico.

O gerenciador de certificado digital SSL

O gerenciador de certificado digital SSL surgiu para suprir essa carência, pois trata-se de uma ferramenta que permite monitorar e controlar os certificados SSL de uma empresa. Com ele, é possível verificar os certificados digitais que estão ativos e verificar prazos de vencimento destes certificados. A facilidade que ele oferece é ótima para quem está preocupado com o desenvolvimento de seus negócios e não quer ter outras preocupações. É preciso enxergar o gerenciador como um recurso para diminuir uma atribuição da gerência da equipe de TI ou do próprio e-commerce.

Como funciona um gerenciador de certificado digital SSL

Vou falar um pouco da ferramenta que oferecemos na Site Blindado, do qual temos mais familiaridade. O Portal é oferecido de forma gratuita para os clientes da empresa, de todos os produtos. Por ele, além de oferecer o gerenciamento dos certificados digitais SSL é possível realizar a aquisição de outros serviços da empresa, complementares ao certificado digital SSL. Como a blindagem, por exemplo.

Mas talvez o mais importante é que o site consegue saber exatamente quando expira o certificado.

Como algumas empresas realizam pesquisas de preço com diferentes empresas, facilita os processos de concorrência, permitindo que o site aja com margem, afinal os prazos estão explícitos no portal.

Também existe a possibilidade de renovação do certificado, com apenas um clique. O que encurta o processo. Essa renovação pode ser feita em qualquer momento, mas quanto antes melhor. Imagine-se renovando um EV? Se deixar para última hora corre-se o risco de não ter tempo suficiente.

Usei o exemplo do Site Blindado, mas, outras empresas que emitem o certificado SSL possuem ferramentas de gerenciamento parecidas, que também podem ser utilizadas para esse controle.

Custo do gerenciador de SSL

As empresas que fornecem o certificado digital SSL oferecem esses gerenciadores, e assim como o Site Blindado, sem custo para seus clientes.

Portanto, o gerenciado será útil para a gestão do seu e-commerce, pois ele otimiza o controle, mesmo que apenas de um certificado SSL, já que ele irá avisar com 90, 60, 15 e 7 dias quando o certificado irá expirar.

 

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s