Palestra Executivos da AliExpress no Fórum E-commerce Brasil

library_logos_alibaba_large

Executivos dos marketplaces mais famosos do mundo, AliBaba e AliExpress palestraram no segundo dia do maior evento de comércio eletrônico da América Latina, o Fórum E-commerce Brasil, realizado em São Paulo.  O evento reuniu grandes empresas e nomes do e-commerce mundial, o evento foi recheado de palestras.

Os executivos contaram sua trajetória desde o início da empresa até hoje e como fazem para atingir os mercados B2B e B2C. A empresa começou em 1999 com o site B2B Alibaba, para conectar fabricantes chineses com compradores estrangeiros, curiosamente foi fundada em um quarto com menos de 20 pessoas no seu início.

Logo depois lançaram o AliExpress, marketplace voltado para pessoas físicas e empresas internacionais. Em 2012, por exemplo, o grupo chegou a faturar com seus dois sites mais do que a Amazon e eBay juntos.

Após o sucesso passaram a investir mais no mercado internacional, incluindo o Brasil e iniciaram tradução do site para diversas línguas, no Brasil a tradução chegou em 2013. Eles criaram outros meios de pagamento, como o boleto ou transferência bancária, porque segundo os palestrantes, a credibilidade e confiança dos brasileiros são difíceis de conquistar, por serem mais desconfiados do que outros consumidores. Além disso, criaram o “Compra Segura” que oferece proteção e segurança para as compras, caso não sejam entregues, o dinheiro é devolvido.

Lucas Peng, um dos fundadores e executivo do site Alibaba.com, falou das ações B2B e relatou que um dos maiores desafios é fazer o consumidor confiar no site e garantir que caso aconteça algum problema o dinheiro voltará para a conta do cliente.

Contou também que os brasileiros marcam presença nas comprasde eletrônicos a peças para carros. Os três locais onde os sites mais vendem são: Estados Unidos, China e Brasil. Os setores que mais geram vendas são itens de beleza e agricultura. Finalizando a palestra, ambos disseram que o Brasil tem muito potencial de compra e de exportação também.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s