Por que investir em blogs corporativos?

Laptop-Notebook-Smartphone-On-Wooden-Desk

A comunicação digital tem crescido e se consolidado, cada vez mais o ambiente corporativo se torna competitivo, é preciso mostrar-se diferente. Os blogs surgiram a partir de 1997 e passaram a se popularizar nos anos 2000. Existem três tipos de blog: pessoal, corporativos e de gêneros específicos. Hoje, os mais comuns, são os corporativos que podem ser externos ou internos, podemos citar o exemplo da Microsoft que tem mais de 4500 blogs.

Mas, por que ter blogs corporativos?

Blog externo revolucionam a forma de comunicação entre empresa e clientes, você conquista a confiança do seu cliente e estreita seu relacionamento. As pessoas na internet além de serem leitoras, são comunicadoras e disseminam informações.

Assim, sua empresa pode se posicionar como especialista no assunto divulgando informações e passando credibilidade ao leitor. O relacionamento com o cliente fica mais fácil, pelo fato de ser mais rápido postar um comentário sobre um texto do que ligar ou mandar uma carta, permite que os consumidores e leitores possam opinar e dar sugestões sobre os temas. A corporação passa a estar disponível para os clientes, sendo um canal aberto, permitindo que converse com a empresa, como uma ouvidoria. Grandes empresas, como a Catho, por exemplo, criaram blogs para se relacionar com seus clientes e prospects.

Com tudo isso, se o blog for atualizado com frequência e forem usadas as palavras certas, como por exemplo, as mais pesquisadas nos buscadores, você pode saber isso pelo estudo de SEO, será fácil achá-los nos buscadores, marcando presença no ambiente online.

Blog interno – Esse conceito foi criado pela Intel em 2001 para estreitar o relacionamento entre os funcionários da empresa, esse meio de comunicação permite que as pessoas falem um pouco do que gostam, que possam expor seus pensamentos. Por exemplo, se uma mãe quiser dar dicas de passeio com os filhos, pode falar para todos da empresa por meio desse blog, além de permitir que as pessoas se conheçam, principalmente em grandes empresas, podem compartilhar ideias e conhecimentos diferentes. Essa atividade favorece o espirito colaborativo e incentiva a leitura e escrita na empresa, entre outras. Outras grandes empresas também passaram a aderir ao blog interno, como IBM Brasil e HSBC.

As mídias digitais facilitam as ações de Marketing das empresas, tanto por serem de baixo investimento quanto por serem muito simples de utilizar. Os consumidores estão carentes de um relacionamento mais próximo e personalizado por parte das empresas, quanto mais conteúdo de qualidade você oferece para o seu cliente mais próximo ele fica da sua marca.

Quanto ao público interno, a troca de experiência auxilia em aspectos como, criação do espírito de dono, o time de pessoas a criar o sentimento de que os funcionários realmente fazem parte daquele ambiente e que a companhia está disposta a ouvir suas opiniões.

A web tem se tornado cada vez mais um meio de comunicação importante e mostrado a sua capacidade de geração de conteúdo, quando utilizada é um ótimo meio para geração de leads e vendas.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s