Fraudes em compras na internet são destaques no Bom Dia Brasil

A edição do dia 08/10 do telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, apresentou uma matéria falando sobre as tentativas de fraude nas compras online e os números do primeiro semestre.

A matéria conta a história de Edna Queiroz, empresária que foi vítima de fraude no cartão de crédito. Ela conta que “sumiram” cerca de R$ 15.000 de sua conta. Edna foi vítima de uma quadrilha de pessoas mal intencionadas que usam e-mails e site falsos,  os chamados phinsings, para receber informações de clientes.  

abandono de carrinho

Números do primeiro semestre

Das 55 milhões de compras analisadas pela Clear Sale, apenas no primeiro semestre de 2015, 4,1% foram tentativas de fraudes, ou seja, mais de 2 milhões de compras foram identificadas como fraude.

Se essas tentativas de fraude não fossem identificadas, representariam um prejuízo de mais de R$ 800 milhões para as lojas virtuais.

Como as empresas identificam uma fraude?

São levados em consideração diferentes critérios. Inclusive já publicamos alguns materiais sobre o assunto, como por exemplo: o que é antifraude e como escolher um antifraude para seu negócio.

Para resumir, as empresas utilizam diferentes parâmetros como compras feitas com o mesmo CPF em vários e-commerces com um intervalo curto de tempo, por exemplo. Um programa avisa a equipe do sistema antifraude que realiza o contato com cliente e lojista para alertar sobre a possível tentativa de fraude.

Como não ser vítima de fraudes?

O cliente precise tomar as principais medidas de segurança como nunca fornecer seus dados a pessoas desconhecidas, na internet ou por telefone, não abrir e-mails de desconhecidos com informações como: Você ganhou, você esta em débito conosco etc…

Outra dica importante para o consumidor final, é conferir se o site em que está realizando a compra tem elementos como o selo de Segurança Site Blindado e o certificado digital SSL.

Confira a matéria: http://globoplay.globo.com/v/4523170/

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s