Venda via redes sociais: Como fazer consumidores chegarem ao seu e-commerce

image1.jpg

Trabalhar as redes sociais, de forma que gere resultados, definitivamente não é e não será para amadores. Alguns cuidados precisam ser tomados e mais do que isso, o planejamento e objetivos bem trabalhados para que você consiga resultados interessantes.

Montamos esse artigo para lhe apresentar boas práticas para aplicar em sua loja virtual, principalmente no Facebook, que é uma das principais plataformas de comunicação da atualidade.

Números do Facebook

Em agosto de 2015, o Facebook chegou a marca histórica de 1 bilhão de usuários em um único dia. Se levarmos em consideração apenas os usuários ativos, a rede chega a 1,49 bilhões.

Segundo o próprio Facebook, hoje 92 milhões de brasileiros acessam a rede social todos os meses. Algo próximo a 45% da população do Brasil. Por dia, são 62 milhões de pessoas que acessam a plataforma, 50 milhões delas por meio de celulares ou smartphones.

Esses dados são apenas do Facebook, mas em abril de 2015 Zuckerberg divulgou o número de usuários em outras mídias sociais que pertencem ao Facebook.

  • 800 milhões no Whatsapp
  • 600 milhões no Messenger.
  • 300 mil no Instagram

Esses dados animam! Mas, é preciso cuidado ao iniciar um projeto nas redes sociais. O Consumer Views of Live Help On Line de 2012, da Oracle, indicou que  51% dos usuários do Facebook desejam respostas das empresas no mesmo dia ou até poucos minutos depois do envio.

No caso do Twitter, a maioria quer no máximo em duas horas. Hoje, você está preparado para dar esse suporte ao seu cliente?

Seguem algumas dicas práticas para sua loja virtual conseguir desenvolver estratégias via redes sociais

 

 

  • Planejamento é essencial!

 

Antes de sair fazendo post ou anunciando produtos, faça o planejamento e decida os rumos da comunicação que serão empregados em suas redes sociais, identidade visual e se será um canal para divulgação, de relacionamento, ou, quem sabe, os dois. Entenda seu público e qual rede social se adapta melhor a ele. Por exemplo, lojas do segmento de moda podem usar o Instagram e redes sociais que priorizam fotos como plataforma para divulgação de vendas.

  • Invista na interatividade

 

O cliente nem sempre vai comprar de imediato em sua loja virtual, por isso, é importante manter um relacionamento com ele. Converse, ofereça produtos, tire dúvidas. Faça com que sua comunicação integre e-mail marketing, blog e outros canais de divulgação. Lembre-se, trata-se de uma mesma empresa, portanto as ações precisam ser integradas e a comunicação alinhada.

  • Como é a experiência mobile de seu e-commerce?

 

Como vimos no início desse texto, a maioria dos usuários utilizam redes sociais por celulares e smartphones. Portanto, seu site precisa oferecer boa navegabilidade para aplicações mobile. Verifique se sua plataforma oferece essa solução. Pois a primeira experiência desse consumidor provavelmente será por aplicativos móveis.

  • O cliente confia em seu site

 

Credibilidade é algo que faz muita diferença na hora da definição da compra e nas mídias sociais, qualquer tipo de problema com segurança dos dados do cliente irá representar uma ameaça a sua credibilidade. Portanto, invista em certificados de segurança e diminua as chances de sua loja virtual ser vítima de reclamações dos consumidores. Caso existam reclamações, procure resolver o mais breve possível e conserte seus erros. Contate a Site Blindado e saiba como podemos ajudar você a transmitir credibilidade ao seu cliente.

As redes sociais por apresentarem um grande número de acessos são um ótimo complemento e até engajamento para todos os tipos de negócio, o que difere é o segmento e público no qual você tem que atingir. Para que tenha sucesso também são necessárias estratégias bem traçadas e bem estruturadas, esteja preparado para as redes sociais e assim, você vai estar preparado para o novo modo de negócios que vem surgindo.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s