Estratégia comercial para e-commerce

tacticas.jpg

Assim como qualquer negócio, montar um e-commerce exige planejamento e uma estratégia comercial bem definida. Isso irá diminuir as chances de tomadas de decisões menos assertivas, além de contribuir com a sobrevivência da loja virtual em médio e longo prazo.  

Segundo o IBGE, metade das empresas brasileiras fecham as portas após 4 anos e nesse cenário, todas as medidas necessárias para o desenvolvimento do negócio devem ser adotadas, e o lado comercial é fundamental.

O que é estratégia comercial

Se você não sabe, a estratégia de um negócio nada mais é do que as diretrizes que vão nortear as ações da empresa, orientando quanto aos passos que precisam ser dados para alcançar os objetivos traçados como meta. A estratégia comercial alinha o objetivo futuro da empresa com a forma que serão comercializados seus produtos.

Crescimento do e-commerce exige preparo

Apenas no primeiro semestre de 2015 o e-commerce nacional faturou quase R$ 19 bilhões, foi o que indicou a 32ª edição do Relatório E-bit WebShoppers. Com um tíquete médio de R$ 376,55, ao todo o crescimento foi de 18,6 bilhões. Para fazer parte dessa onda é preciso estar preparado e ter uma estratégia bem definida.

Vamos apresentar alguns direcionamentos que podem ser utilizados para que seu negócio consiga desenvolver uma estratégia comercial que ajude no aumento do seu desempenho

  • URL escolhida – endereço: A estratégia comercial para uma loja virtual tem início na concepção do endereço da loja virtual. URLs muito longas ou com nomes que tenham outros sentidos podem afastar seu consumidor, por esse motivo é preciso cuidado logo no inicio do projeto. Se você já tem esse problema, que tal pensar em redirecionamento para outro endereço, ou quem sabe um reposicionamento de marca.
  • Negociação com fornecedores:  Passo básico em todos os negócios, a sua estratégia comercial será impactada diretamente pelo valor que você paga a seus fornecedores, por isso desenvolva um relacionamento e tente condições especiais.
  • Formas de pagamento: O seu cliente precisa ter opções para efetuar o pagamento. Por isso você deve buscar fornecedores com uma abrangência maior de cartões e opção de boleto bancário. Isso impacta diretamente na conversão, mas não deixe de negociar com esse intermediadorr para conseguir melhores taxas.
  • Como vai funcionar o serviço de entrega: Ofereça diferentes modalidades de entrega. Os serviços dos Correios são sempre uma opção, mas existem outras transportadoras no mercado e que podem complementar o serviço logístico oferecido.
  • Precificação: Saber exatamente que preço cobrar por um produto é essencial, mas ele precisa ser baseado no que o mercado oferece. Por isso existem sistemas como o da Sieve, que realizam esse monitoramento e fazem a alteração do  preço de forma otimizada.
  • Segurança e credibilidade: Segurança e credibilidade precisam fazer parte de todo o planejamento estratégico de uma loja virtual, principalmente do comercial, já, que a conversão está diretamente ligada à segurança. Pesquisa encomendada pela MasterCard junto a Conecta, empresa do grupo IBOPE, indicou que 56% dos clientes afirmam que a falta segurança em lojas virtuais os impedem de concluir a compra. Portanto, a estratégia comercial passa pela utilização de selos de segurança, como os da Site Blindado por exemplo.
  • Marketplace: Já pensou em oferecer seus produtos para os milhões de clientes que acessam os sites das gigantes do mercado online? Hoje com os Marketplaces isso é possível. Se isso fizer sentido para você, deve fazer parte de sua estratégia comercial. Procure conhecer as condições que esses Marketplaces oferecem a seus sellers e como funciona a integração.

E você, o que tem feito para melhorar a estratégia comercial, ou, como foi a elaboração de sua estratégia. Compartilhe com a gente.

 

Deixe seu contato e descubra como a Site Blindado pode ser uma aliada estratégica para seu negócio:

 

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s