Soluções de segurança corporativa

recommended-wordpress-security

Nos últimos anos, não são raros os casos de vazamento de dados na internet. Em 2011 a PlayStation Network, rede para jogadores online da Sony, viu mais de 70 milhões de usuários terem seus dados expostos. Em 2015 tivemos os casos da T-Mobile, com mais de 15 milhões de clientes expostos e da Ashley Madison, que teve quase 10 GB de dados dos seus usuários vazados.

Mas somente empresas com serviços relacionados diretamente a internet tem esse tipo de problema? Não, e é exatamente por esse motivo que precisamos nos preocupar em soluções de segurança para o mundo corporativo como um todo.

Alguma dúvida?

Empresas grandes já sofreram com esse descuido. Em 2008, por exemplo, foram roubados notebooks e discos rígidos da Petrobrás, neles haviam informações sigilosas sobre o pré-sal. Como eles foram roubados não se sabe, mas isso expôs a segurança da empresa.

Esse caso evidencia que existem muitas pessoas, mal intencionadas ou não, buscando brechas de segurança para ter acesso a informações importantes, como banco de dados, informações de mercado e clientes.

Seguem algumas dicas para você preparar o seu negócio e não ser vítima de alguma ação que possa prejudicar sua empresa.

  • Controle de acessos: quem entra na sua empresa? Se você é capaz de responder esse questionamento com convicção, ótimo, se não, é preciso criar mecanismos que identifiquem quem são as pessoas que entram em suas dependências, desde funcionários até convidados e fornecedores. Esse tipo de cuidado diminui os riscos de casos como o citado acima, da Petrobras.  Além disso, permitir que qualquer um consiga ter acesso a sua empresa, expõe não só a empresa, como também os seus funcionários.
  • Cuidado com dados expostos em áreas comuns: às vezes dados expostos na empresa podem ser usados pela concorrência. Evite o uso de painéis com indicadores do negócio em áreas comuns, onde agentes externos possam ter acesso. Também é preciso desenvolver políticas internas que estimulem os cuidados com dados trocados online, e-mail principalmente ou por meio de dispositivos de armazenamentos móveis, como pendrives e cartões de memória.
  • E-mail: o e-mail é um canal crucial para a comunicação de sua empresa, mas pode haver vazamento de dados. Por isso as políticas devem ser claras quanto a necessidade do cuidado com as informações que saem da empresa. Além disso, outras medidas precisam ser tomadas, uma delas é definir que precisa ser utilizada dupla autenticação, isso diminui os riscos da senha ser quebrada, o que impedirá que alguém não autorizado acesse o e-mail com softwares específicos para isso. Se seu e-mail for baseado no Google, já existe suporte para esse tipo de login.
  • SSL e suas modalidades: se você tem um banco de dados online, onde são inseridas informações estratégicas do negócio, é preciso controlar as informações inseridas para que elas não sejam interceptados por agentes externos ou membros do time que não precisam ter acesso a esses dados. Uma dica é a utilização do SSL, que criptografa as informações trocadas entre os usuários e o servidor onde eles ficam armazenados.

E agora, você vai tomar as medidas necessárias para proteger seus dados ou vai deixar sua empresa vulnerável a diversos riscos? Fale com a nossa equipe, podemos te ajudar.

 

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s