Wi-Fi público: o que sempre (e o que nunca) deve ser feito

wifi-10x10-FB

Poucas coisas trazem tanta felicidade quanto chegar em um lugar e ver que ali existe uma rede Wi-Fi, melhor ainda quando ela pode ser acessada sem senha, sem ter que pedir autorização a alguém. É a chance de ver postagens em redes sociais e manter contato com os amigos por meio de aplicativos de mensagens.

Mas, essas redes de Wi-Fi públicas são seguras? A resposta é simples: elas serão seguras se você tomar alguns cuidados básicos.

Elencamos abaixo uma lista com as ações que sempre devem ser feitas, e o que nunca pode ser feito quando acessar uma rede Wi-Fi pública.

SEMPRE utilize um Antivírus: independentemente do dispositivo que vai utilizar para acessar a internet por meio de uma rede pública, você precisa ter um antivírus. Existem vários deles disponíveis de forma gratuita. Se quiser acessar a internet “na rua”, o antivírus é básico, já que vai te alertar sempre que existir algum risco.

NUNCA autorize conexão automática na rua: desative, principalmente quando estiver na rua, a opção conexão automática de seu dispositivo. Quando ela está ativa é utilizada a conexão mais próxima, sem que seja solicitada autorização. Ela pode ser uma rede disponibilizada por pessoas mal-intencionadas, com o objetivo de ter acesso às suas informações.

SEMPRE dê preferência às redes com senha: se o acesso a uma rede for direto, sem que seja solicitada senha, evite-a. Esse tipo de rede geralmente é usada como gancho para diferentes ações que podem ter os mais distintos objetivos, dentre eles roubar informações pessoais como fotos ou mesmo ter acesso a dados bancários. Quanto mais fácil o acesso, mais atento você deve ficar. Lembre-se que quando a esmola é demais…

NUNCA realize transações bancárias por meio de Wi-Fi público: algumas tarefas, como por exemplo acessar o aplicativo de seu banco e fazer ações corriqueiras, como transferências e conferências de saldo podem ser um grande risco em redes públicas.  Pessoas mal-intencionadas podem tentar acessar suas informações, como senhas por exemplo. Como não podemos nos privar dos benefícios em realizar transações financeiras pelo celular, opte pela utilização de sua rede 3G.

SEMPRE evite o envio de informações sensíveis ou pessoais:  em redes públicas abertas se torna mais fácil que terceiros tentem (e consigam) ter acesso às informações que você troca, por isso, quando estiver nesse tipo de rede, cuidado com o que envia. Isso vale para dados sensíveis, como senhas e CPF, além de fotos intimas.

NUNCA faça compras online em redes públicas: a mesma lógica das ações de internet banking se aplicam as compras online. Essas ações implicam diretamente na utilização de dados pessoais como CPF, endereço e, na maioria dos casos, cartão de crédito. Opte em fazer a compra por uma rede segura ou em sua casa. Se estiver na rua e quiser efetuar uma compra opte pelo seu plano de 3G. Como não existem downloads diretos, o consumo não será tão alto.

SEMPRE limpe o cache depois de usar uma rede pública: muitas vezes as redes públicas vêm configuradas para inserir script maliciosos em seu celular, ou seja, são armazenados códigos que vão invadir o dispositivo do usuário. Para evitar qualquer tipo de problema, assim que terminar de utilizar uma rede Wi-Fi pública, limpe o cache de seu celular, porque geralmente é lá que esses scripts ficam armazenados.

NUNCA utilize o e-mail sem configurá-lo para funcionar apenas com conexão segura: os principais provedores de e-mail têm a opção de configuração de segurança, ou seja, é possível definir que o e-mail só será acessado em redes seguras, o que inibe que o e-mail seja aberto em redes com risco real.

 

Seguir estas dicas é um passo essencial para garantir sua segurança na hora e depois que você acessar um Wi-Fi público. Mas, como você vê, estas são todas ações simples ou que podem ser evitadas sem grandes problemas. A sua segurança merece esse cuidado, não é mesmo?

 

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s