Seu site passa confiança? Veja se ele está adequado a estes detalhes

Como identificar Sites confiáveis para comprar online

Quando o público acessa seu site ele se sente confiável em fornecer dados para recebimento de newsletter ou para fazer pagamentos de compras? Não sabe? Pois deveria! Uma pesquisa do Conecta para a Mastercard, realizada em 2015, apontou a falta de segurança do site como um item que impede a conclusão da compra para 56% dos e-consumidores.

São pessoas que até se interessaram em comprar, gostaram do produto, mas que provavelmente não irão concluir a compra por não se sentir confortáveis em passar suas informações, pois têm receio que elas possam ser usadas de maneira incorreta ou possam ser interceptadas. Para evitar afugentar esse pessoal, vale ficar de olho se você mantém um site confiável e que está adequado a estes detalhes que fazem a diferença:

Seu site é e parece seguro

Nada melhor do que investir em segurança para passar, de fato, confiança para seu público. A melhor forma de começar isso é investindo em certificações SSL que ajudem a criptografar as informações sigilosas que transitam entre você e seu consumidor. Fora isso, alguns sites podem ir além investindo em SSL EV, que tem um nível de segurança ainda maior que o SSL comum. O investimento em SSL, por exemplo, fica claro para quem vê um HTTPS e um cadeado de segurança na url do site. O SSL EV, vai além e exibe a razão social da empresa.

Outro investimento importante é a Blindagem de Sites, serviço que realiza a verificação de vulnerabilidades do site – assim que elas são corrigidas, o e-commerce adquire o direito de exibição do Selo Site Blindado.

Há nele informações bem claras e objetivas

Um português correto ajuda a passar mais confiança, quer dizer, se o site é completamente mal escrito e não teve nenhum cuidado com a mensagem ficará mais difícil crer que ele cuidará da segurança do usuário. Assim, este item, ao lado de informações que sejam claras e objetivas, também irá contribuir na hora de passar confiança sobre seu site.

Um usuário mais criterioso poderá “enxergar” um site fraudulento apenas por notar erros sendo cometidos nesses campos. Por isso, não deixe de notar a linearidade da mensagem transmitida: ela é clara? Ela é concisa? Ela informa tudo o que precisa e está bem escrita? Um site confiável deve estar preparado para tudo isso.

Ele tem dados de contato acessíveis

Se o cliente quiser falar com você como poderá te localizar? Você disponibiliza um número de telefone? Possui um formulário e e-mail de contato? Tem chats? Perfis em redes sociais? Todos esses canais devem ser visíveis para o cliente no seu site. Ele precisa saber onde você está presente e como poderá te achar para tentar identificar se sua empresa é real, tirar dúvidas e etc.

Mantenha um canal de contato no site onde disponibilize todas essas informações que o cliente precisa. Mantenha links para redes sociais na home ou na parte superior ou inferior do site. O mais importante é também responder todos os chamados que receber, garantindo que não apenas o site passe confiança, mas que sua empresa seja realmente preparada nesse sentido.

Ele só pede informações após construir algo

O site só pede preenchimento de dados do cliente se deixou o cliente passear antes por ali. Sabe aqueles sites que abrem um pop-up onde pedem e-mail logo que você entra neles? É óbvio que eles inibem o cliente, por mais seguros que alguns deles possam ser. Na dúvida, estruture antes a relação, deixe o cliente te conhecer por meio do site, daí sim você poderá pedir dados como seu número de telefone e e-mail.

Sites de confiança investem muito na relação: eles dão liberdade ao cliente para explorá-los com calma, entender sobre o negócio, sem tentar forçar alguma relação. Se o site costuma “proibir” ações a não ser que o cliente passe suas informações pessoais, fica difícil alguém confiar em suas intenções.

O design é limpo e transmite seriedade

O design é muito importante para o site porque muitas vezes impostores já entregam sua má-intenção apenas pela inabilidade estética na composição. Há exceções, claro, como os fraudulentos que plagiam designs de sites famosos ou aqueles que são seguros, de um CNPJ válido, mas com um design comprometedor. Isso, infelizmente, acaba pesando para estes sites na hora de mostrar a sua credibilidade para o usuário.

Na dúvida, deixe tudo o mais “limpo” possível: com cores neutras, de forma que a leitura seja facilitada e sem recursos visuais que pesem demais ou tenham cores muito chamativas. Um site sério muitas vezes irá acionar o trabalho de um especialista e, por isso, os sites amadores podem acabar errando a mão e pecando em passar confiança.

É fácil achar o CNPJ vinculado à empresa

Item especialmente importante para os e-commerces, quando os consumidores sabem que seus dados pessoais e bancários estarão em jogo e, por isso, tendem a pesquisar mais sobre o local onde estão comprando. Algumas pessoas buscam pelo CNPJ para ver se a empresa é mesmo real e eles poderão acionar a justiça caso o item comprado não chegue nunca ou caso suas informações sejam interceptadas, o que é um risco maior para quem não investe em fatores de segurança como SSL e blindagem, por exemplo.

A melhor maneira de ter um voto de confiança do público nesse campo é disponibilizar seu CNPJ e deixar que ele pesquise o cadastro da empresa em órgãos federais que atestem a veracidade da existência da marca. Você pode deixá-lo visível no rodapé de todas as páginas do site ou em um canal Institucional ou de contato. O importante é facilitar!

 

Saiba como a Site Blindado pode te ajudar!

 

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s