21 livros essenciais na cabeceira de qualquer gestor de e-commerce – Parte 1

Melhores livros para gestores de e-commerce - Parte 1 e 2

Alguns livros sobre e-commerce deveriam ser lidos por todo gestor que busca aprimorar seu trabalho. Já sabe quais são eles?

 

Talvez um livro, por si só, não tenha o poder de mudar uma vida. Mas, certamente, um bom livro em conjunto com um leitor atento e com uma percepção aguçada, além de uma boa dose de pró-atividade, é algo com um belo potencial de transformação.

Pensando nisso, a equipe da Site Blindado separou uma seleção de livros sobre e-commerce, marketing digital, negócios e empreendedorismo que podem ajudar muito os gestores a obter mais e melhores resultados com as lojas virtuais que administram.

Confira:

1) 100 Ideias Que Podem Revolucionar o Seu Negócio, de Jeremy Kourdi

Qual o poder de uma ideia? Se for eficiente, ela pode valer o suficiente para se transformar em algo rentável. Mas, se ela for muito eficiente, ela pode dar uma guinada exponencial em um negócio. Duvida? Então, veja no livro de Kourdi como uma boa ideia pode realmente transformar uma empresa. O autor faz ainda melhor: te dá 100 grandes ideias que você pode usar como bechmarking nos negócios que administra.

 

2) A Cauda Longa: do mercado de massa para o mercado de nicho, de Chris Anderson

A receita total de diversos produtos de nicho e que tenham baixo volume de vendas é igual à receita total de poucos produtos de grande sucesso: taí a linha de pensamento que dá origem à expressão “cauda longa”. Por meio de analogias com o universo cinematográfico, além de livros e música, o autor explica melhor como essa terminologia da “cauda longa” afeta o mercado e abre novas oportunidades.

 

3) A Googlelização de Tudo, de Siva Vaidhyanathan

O autor Siva Vaidhyanathan explica como o Google atingiu seu atual patamar, com atuação mundial e capaz de afetar a forma de pensamento de toda uma geração. Aqui, temos um livro importante para entender a ferramenta de busca que é um ponto certo e desejado para todos aqueles que possuem ou trabalham com e-commerce.

 

4) A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon, de Brad Stone

Começando com a venda de livros pela internet até se expandir ao patamar de uma “loja de tudo”, a Amazon é uma forte referência quando o assunto é e-commerce. Neste livro, o autor explora o universo da Amazon, incluindo funcionários e executivos da empresa e, até mesmo, familiares e amigos de Jeff Bezos, a grande mente fundadora da Amazon.

 

5) A Startup Enxuta, de Eric Ries

Com a inovação como foco em cada etapa dos processos da empresa, algo bastante comum entre as startups, Eric Ries ensina gestores a alcançarem o sucesso ao aprenderem técnicas que os ajudam durante a condução de seus negócios. Se a inovação é necessária, evitar desperdício de tempo e de recursos também é uma medida essencial.

 

6) As Novas Regras do E-commerce, de Hiroshi Mikitani

Personalização, busca inteligente e comportamento do usuário moldam a web 3.0 e a pergunta é: como é que isso interfere no comportamento de compra do consumidor? A resposta? De muitas formas, claro. É com isso em mente que Mikitani defende um modelo alternativo para o e-commerce e que beneficie comerciantes, consumidores e também comunidades.

 

7) Como o Google Funciona, de Eric Schmidt

Como uma pequenina startup se transformou em uma das maiores empresas do mundo? Certamente com muita estratégia, cultura corporativa, tomada de decisões, contratação de funcionários “criativos inteligentes” e com capacidade de inovação e adaptação. Um bom livro para os gestores de e-commerce entenderem como o Google funciona e aprimorar seus processos de administração.

 

8) Criatividade S.A: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração, de Ed Catmull

Neste livro, a Pixar, empresa “mãe” dos sucessos Monstros S.A, Toy Story e Procurando Nemo é explicada por um de seus fundadores: Ed Catmull. O autor, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter fundaram a empresa que coleciona uma série de filmes de animação bem-sucedidos graças a um ambiente empresarial que estimula a ousadia e passa longe do convencional.

 

9) De Zero a Um, de Peter Thiel

Livro de autoria do co-fundador da Paypal, Peter Thiel, De Zero a Um mostra a importância do monopólio para que uma empresa atinja o sucesso. A partir desse pensamento, a inovação se faz totalmente necessária porque a competição pelo mercado só irá tornar uma empresa cada vez mais parecida com as outras. É aí que está o segredo de Thiel: ele explica como alcançar a inovação e fazer perguntas estratégicas que conduzam a resultados inesperados.

 

10) DNA do Inovador: Dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura, de Christensen, Clayton M, Gregersen, Hal B., Dyer e Jeff

Entrevistas com CEOs da Apple, Amazon, Google e Skype ajudaram os autores a identificar o que diferencia executivos inovadores de profissionais comuns: associação, questionamento, observação, trabalho em rede e abertura para experimentação. No livro, o gestor de e-commerce poderá encontrar o caminho das pedras para desenvolver em si próprio todas estas habilidades e alcançar os resultados pretendidos.

 

11) E-commerce nas Empresas Brasileiras, de Eduardo Vasconcelos

E-commerces são excelentes para uma marca se posicionar melhor junto a seus clientes, mas tecnologias da informação e bons mecanismos de gestão são fundamentais para o negócio não acabar morrendo na praia. Aqui, Eduardo Vasconcelos mostra como uma boa logística envolvendo estoque, transporte e distribuição foi o caminho que muitas empresas brasileiras encontraram para que seus negócios eletrônicos continuassem crescendo.

 

Calma, calma, nossa lista ainda não acabou: no próximo texto você confere mais uma seleção que forma os 21 livros essenciais na cabeceira de qualquer gestor de e-commerce! Enquanto isso, que tal passar na livraria, procurar e começar a ler alguns destes títulos?

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s