21 livros essenciais na cabeceira de qualquer gestor de E-commerce – Parte 2

Melhores livros para gestores de e-commerce - Parte 1 e 2

A segunda e última parte da série com livros sobre E-commerce que podem facilitar a vida do gestor

 

Continuando nossa série com os livros essenciais na cabeceira de qualquer gestor de e-commerce, trazemos aqui mais alguns títulos valiosos para quem deseja melhorar suas práticas de gestão, entender mais sobre e-commerce e como é possível obter mais resultados e conversões a partir do marketing social e de busca.

Confira a segunda parte da nossa seleção de livros para o gestor de e-commerce:

12) Estou com Sorte: as confissões do funcionário número 59 do Google, de Douglas Edwards

Com a “pequena” ambição de disponibilizar toda a informação do mundo para todos instantaneamente, os líderes recém-formados que iniciaram o Google queriam encontrar uma rota particular, que traçasse novos caminhos para o sucesso dessa ideia ambiciosa mantendo um espírito comunitário. O funcionário número 59 da gigante de tecnologia explica um pouco mais esse universo e o que era ser um Googler nesses tempos iniciais.

 

13) Gerente de E-Commerce, de Maurício Salvador

Organizado por Maurício Salvador, o livro Gerente de E-commerce compila textos de vários autores que falam um pouco da história do comércio eletrônico aqui no país. Fora isso, o livro fala de marketing digital, logística, social media, gestão de projetos, de pessoas e estoques, meios de pagamento e fraudes eletrônicas. Ou seja, tudo o que norteia o dia a dia das lojas virtuais e que afetam diretamente o trabalho do gestor de e-commerce.

 

14) Gestão de E-Business e E-Commerce: estratégia, implementação e prática, de Dave Chaffey

Quais as decisões-chave que empresas que estão partindo para o e-business e e-commerce devem se atentar é o que tenta mostrar esse livro de Dave Chaffey. Questões comuns como investimento, prioridades, modelo de negócio e receita são abordadas e explicadas ao leitor de forma envolvente e por meio de inúmeros estudos de caso.

 

15) Girl Boss, de Sophia Amoruso

Após uma adolescência tumultuada que envolvia viajar de carona, furtar lojas e revirar caçambas de lixo, Sophia Amoruso conseguiu chegar aos 22 anos com um emprego estável, mas que considerava medíocre. O que a mantinha lá era apenas um seguro-saúde. Até que ela resolveu abrir um brechó no Ebay: a Nasty Gal, e, então, viu a pequena loja começar a valer uma soma de 100 milhões de dólares. Um belo case de sucesso em e-commerce, claro.

 

16) Google Top 10, de Dailton Felipini

Como otimizar um site para colocá-lo na primeira página do Google é algo que todo gestor de e-commerce se interessa em saber. Aqui, Felipini explica a lógica por trás do maior buscador mundial e como é possível definir estratégias de palavras-chave para posicionar o site nos melhores resultados da busca. Além disso, ele trata de links internos e externos que apontam para o site, conteúdo otimizado e gerenciamento de desempenho para aprimorar a posição do website na pesquisa.

 

17) Mineração de Dados da Web Social, de Matthew Russel

Facebook, Twitter e LinkedIn geram uma infinidade de dados sociais diariamente. Dados estes que podem ser usados como um recurso estratégico pelas empresas. De forma focada na execução prática de como fazer a gestão desta base de dados gerada pelas mídias sociais, o livro explica técnicas e ferramentas úteis que alguém, mesmo que com conhecimentos básicos em programação, poderá empregar com razoável facilidade.

18) O Clique de 1 Bilhão de Dólares, de Filipe Villicic

Aquele clique fotográfico do seu celular ou câmera digital virou, nas mãos de alguns idealizadores, uma empresa que chegou a valer 1 bilhão de dólares. É o Instagram – que foi comprado por essa soma pela rede social Facebook, no ano de 2012. O livro conta a história de um de seus idealizadores, Mike Krieger. Um brasileiro de hábitos simples, e que acabou sendo chamado de “gênio” inúmeras vezes, estampando capas de revista e figurando festas badaladas ao lado de multimilionários.

 

19) Otimização de Conversão, de Khalid Saleh e Ayat Shukairy

Otimização de sites, melhorias para que ele gere conversão, mas também um belo guia de marketing digital, que passa por explicações que atendem tanto o usuário comum, como profissionais que buscam um conteúdo mais técnico. O livro mostra como princípios do marketing, design, usabilidade e métricas podem, juntos, ajudar a alavancar leads e transformá-los em compradores.

 

20) Satisfação Garantida, de Tony Hsieh

Seu primeiro empreendimento foi uma minhocária, na infância e, mais tarde, se tornou um nerd que vendia limonada para ganhar uns trocados. Mas, crescer um bocado e conectar alguns pontos de suas estratégias acabaram por elevar a sua veia empreendedora: Tony Hsieh fundou a Zappos, uma empresa bilionária que foi parar na lista da Revista Fortune.

 

21) Sonho Grande: como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo, de Cristiane Correa

Roma certamente não foi construída em um dia, mas esses caras fizeram um império – o maior do capitalismo brasileiro – em pouco mais de quatro décadas. Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira compraram, em metade de uma década, as marcas americanas Budweiser, Burger King e Heiz; somando-se a outras grandes aquisições dos três. Aqui neste livro, o gestor de e-commerce poderá entender como valores focados em simplicidade, meritocracia e redução de custos ajudaram estes empresários a transformarem o Banco Garantia, na década de 70, em um experimento de sucesso aperfeiçoado, continuamente, em cada uma das suas outras companhias.

 

E aí, quais desses você já leu?

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s