10 segredos para uma campanha de e-mail marketing de sucesso

estrategia-email-marketing

Não há um único segredo que faça uma campanha de e-mail marketing dar certo. O sucesso dessas campanhas envolve um conjunto de processos a serem levados em conta antes, durante e após o envio destas mensagens. Por isso, se você pretende enviar e-mails com uma estratégia vencedora, capaz de gerar leads e conversões em seu website, além de um belo relacionamento com o consumidor, recomendamos se atentar a estes 10 pontos que toda campanha bem-sucedida costuma ter:

1 – Seja transparente

Se você pretende iniciar um relacionamento por e-mail marketing, o melhor é ser honesto com seu público. Deixe ele tomar conhecimento dos e-mails que irá receber e autorizar esse envio. Um box no cadastro que ele fez no site pode ser uma forma interessante de receber sua autorização para envio de e-mails promocionais. Já no caso de trilhas de conteúdo, vale enviar um “post manifesto”, que nada mais é que um e-mail introdutório, explicando como será a sequência de mensagens e propondo opções de perfis para ele eleger qual das trilhas pretende receber. E, claro, a todo instante vale manter uma opção de descadastro em cada e-mail enviado.

2 – Segmente o público-alvo por grupos

Não faz sentido uma pessoa receber inúmeros e-mails com conteúdo ou promoções de produtos pelos quais não tenha qualquer interesse. Isso, aliás, é algo que pode comprometer a relação que ela mantém com a empresa que entope sua caixa de entradas e fazer com que ela desista de receber seus e-mails. Por isso, se você quer evitar que tal coisa aconteça, procure separar os contatos de sua lista de e-mails em grupos diferentes, conforme seus hábitos de consumo e produtos de interesse. Essas informações podem ser coletadas tanto com algumas opções de interesse preenchidas pelo próprio usuário em um cadastro ou ainda pelo comportamento de clique e compra do consumidor. Se você investe em alguma ferramenta de performance poderá acessá-las (às informações) com facilidade.

3 – Pense na leitura mobile

Em 2015, o chamado “m-commerce” (o e-commerce mobile), movimentou sozinho algo em torno de 5 bilhões. Com isso, há que se pensar que ignorar o usuário de smartphone pode ser uma furada. E não ignorá-lo não é o mesmo que presumir que esta pessoa irá abrir seu e-mail padrão via celular e pronto. É preciso entender que o usuário irá precisar que a leitura seja fluida a partir desse aparelho utilizado. Para garantir isso, a empresa deve customizar o e-mail para que ele seja responsivo e de fácil leitura em qualquer dispositivo, assim como os links associados ao e-mail, como de landing pages e do seu site.

4- Planeje o horário de envio

O horário deve ser pensado conforme os hábitos de seu público-alvo. Por exemplo, se o e-mail é para ser lido por um determinado profissional e em um endereço comercial, enviar este e-mail depois das 17h ou 18h é um grande erro. Melhor enviá-lo pela manhã, quando o usuário acabar de chegar na empresa, e também optar por uma mensagem enxuta, sem anexos que tomem muito espaço na caixa de entrada e que podem simplesmente não chegar até o usuário. Já e-mails mais pessoais ou de consumo podem inclusive ser enviados aos finais de semana quando o usuário terá tempo de olhar mais atentamente seu e-mail pessoal e comprar.

5- Automatize processos

Caso você tenha segmentado sua lista muito bem poderá automatizar alguns processos no envio de e-mails marketing. Seu cliente de determinada lista poderá receber uma trilha de conteúdos que obedecem uma certa estratégia de automação. Por exemplo: se o cliente for da equipe de marketing receberá a trilha A, se for gerente de vendas receberá a trilha B. Assim, o recebimento do primeiro e-mail da trilha A, cada profissional de marketing irá receber automaticamente todos os e-mails referentes a esta trilha. Isso pode ocorrer após certo período que você pré-determinar, como um novo envio a cada 3 dias ou uma semana, por exemplo. Também é possível programar um sistema de envios com base no comportamento do leitor: se ele abriu o e-mail 1, enviar o e-mail 2, se não, enviar o 1 novamente ou o 3, por exemplo. A definição é por sua conta, mas a automatização pode fazer você ganhar tempo com os processos e focar nas estratégias e gestão.

6 – Analise a performance

Campanhas de e-mail marketing bem-sucedidas devem, necessariamente, trazer resultados. Não baseados em “achismos”, claro, mas devem ser perfeitamente mensuráveis: do início até uma conversão em um lead qualificado ou em uma venda, caso a conversão se dê pelos meios digitais. O e-mail foi aberto? Se não foi há um problema com o assunto ou ele pode ter caído diretamente na caixa de spam. Se foi aberto, mas não foi clicado, então o texto pode ser aperfeiçoado ou o usuário não faz parte do grupo de interesse daquele assunto. E-mails bem formatados geram views, cliques e cadastros ou vendas. Se nenhum deles tem gerado retorno é porque algo está errado e precisa ser aprimorado.

7 – Envie promoções segmentadas

Não adianta enviar uma promoção maravilhosa de um perfume para alguém que jamais compra perfume, odeia perfume e é alérgico a eles. Por isso, comparar o e-mail com comportamento de compra do cliente é bem importante e uma ferramenta de performance pode ajudar a entender essa informação. Com ela em mãos, vale enviar promoções mais direcionadas a cada cliente, obedecendo interesses, perfil de cliques e de consumo em seu website. As chances de conversão em campanhas segmentadas podem aumentar consideravelmente. Por isso, aja como um “médico” que entende o problema do público e o “medica” conforme a solução que, efetivamente, resolve o problema que ele tem enfrentado.  

8 – Amplie e limpe sua lista de e-mails

Listas de contatos são, talvez, a parte mais importante para definir o sucesso de uma campanha de e-mail marketing. Porque de nada adianta seguir todos os procedimentos listados aqui se você mantém uma lista ruim, comprada, com e-mails inválidos e de pessoas que não estão no seu perfil de clientes. O seu produto pode ser o melhor do mercado, mas se você não estiver conversando com pessoas que possam se interessar por ele de verdade, então você está desperdiçando tempo e dinheiro. O melhor é ajustar sua lista e ampliá-la com novos contatos e limpar e-mails de pessoas que não deveriam estar lá. O recebimento de mensagens para elas pode ser desgastante, as levando a se descadastrar da sua lista ou denunciá-lo como spam, o que é péssimo para seu negócio.

9 – Aprimore estratégias regularmente

Sim: estratégias foram feitas para ser melhoradas. Você não precisa conviver com elas pelo resto da vida após a tomada de decisão. Lembre-se que seu e-mail marketing está, a toda hora, enviando sinais de sucesso e de fracasso em cada ponto que ele percorre. Por isso, mudar um título, testar outro tipo de mensagem, colocar, remover ou substituir imagens internas, testar call to action no e-mail: tudo isso ajuda a entender qual caminho funciona melhor para sua empresa e perfil de cliente. Faça testes A/B regulares e só mantenha aquilo que der certo.

10 – Mantenha o relacionamento aquecido

O cliente comprou? Pronto: você conseguiu o que queria e agora é só descansar, certo? Errado! É bem difícil estabelecer uma boa relação com o cliente e manter a relação é sempre melhor e menos custoso que iniciar uma nova. Se você já conseguiu o cliente vale manter a relação aquecida com e-mails regulares de novas promoções em seu perfil de interesse ou mesmo com mensagens de Natal e aniversário. O pós-venda é um estágio crucial para garantir que sua campanha de e-mail marketing dure ainda mais algum tempo. O sucesso, enfim, envolve muito dessa atenção e cuidado com os mínimos detalhes.

Fora isso, vale lembrar que todos os links associados ao e-mail devem direcionar para URLs seguras, já que isso pode impactar diretamente na experiência do usuário e ajudar ou interferir na conversão. Para entender melhor como uma loja virtual pode cuidar da segurança de suas páginas, não deixe de ler nosso texto que fala sobre alguns erros comuns na segurança de um e-commerce.

 

E boa sorte em sua estratégia de e-mail marketing!

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s