É seguro comprar online?

É seguro comprar online

O e-commerce movimentou mais de R$ 41 bilhões, em 2015. Foram, ao todo, 106,2 milhões de pedidos realizados e quase 40 milhões de consumidores online ativos. Essas informações confirmam que o mercado está em constante crescimento e que cada vez mais brasileiros passam a realizar compras em lojas virtuais.

Na mesma medida, cresce o número de pessoas com acesso à internet no Brasil. Segundo o IBGE somos mais de 54% de brasileiros com acesso à internet. Entre 2013 e 2014 houve um aumento de quase 10 milhões de usuários e nesse grupo pessoas com dúvida sobre a segurança de compra online.

A dúvida que surge é a mesma: é seguro comprar online?

A resposta é: sim!

As empresas têm investido muito em elementos que ofereçam insumos, não só para os clientes, como também para as próprias lojas virtuais. Mas, como evitar riscos ao comprar online? Quais os cuidados que você precisa ter para não ser vítima de fraudes ao comprar na internet?

Pergunte-se: você será capaz de entrar em contato com a loja?

Por lei, as lojas virtuais precisam apresentar algumas informações básicas como CNPJ, telefone, endereço, e-mail de contato e outras informações que possam ser utilizadas pelo cliente caso exista alguma dúvida ou problema a resolver com a loja virtual. Identifique se esses dados estão disponíveis, se for o caso, entre em contato para confirmar a existência da loja virtual.

O que outros clientes dizem da loja?

A experiência de outros consumidores pode ser uma excelente oportunidade para medir a qualidade dos serviços oferecidos pelo e-commerce. Algumas lojas virtuais deixam os comentários de seus clientes abertos aos usuários do site, então vale a pena ler essas experiências. Um outro meio é analisar as redes sociais da marca e, mais do que procurar por problemas, veja como a loja virtual resolve as solicitações dos consumidores.

Ofertas milagrosas não existem

Se você se deparar com produtos com preços fora do normal, muito baixo do praticado no mercado, cuidado! Essas ofertas “milagrosas” muitas vezes são golpes, que estão ali para enganar clientes desatentos, e geralmente estão vinculadas a lojas falsas.

Como identificar lojas falsas?

Para saber se uma loja virtual é verdadeira, alguns cuidados são básicos: verifique a URL, que é o endereço do site. As grandes marcas utilizam nomedaloja.com.br, golpistas costumam utilizar nomedalojaofertasespeciais.com.br. Verifique também se existe algum complemento no nome da loja que possa ser suspeito. Se quiser tirar a prova real da situação, entre em contato com a loja virtual e averigue. Outro ponto importante é saber se loja possui um certificado SSL, que protege as informações que você irá inserir no site. Ele é identificado pelo cadeado na barra de navegação ou pela sigla HTTPS antes do endereço da loja

Segurança no site

Além do cadeado na barra de navegação, elemento mais básico para a segurança de um site, é preciso identificar se a loja virtual investe em segurança. Para isso, é possível identificar se ela apresenta o selo Site Blindado. Esse selo identifica e-commerces que passam por milhões de testes diários para identificar brechas de segurança. O selo só é exibido quando a loja faz as correções necessárias para garantir a segurança do cliente.

Seguindo essas recomendações, sua experiência online será mais satisfatória e dificilmente você será vítima de golpes online.

Se você tiver dúvidas se uma loja exibe o selo Site Blindado, basta acessar: https://www.siteblindado.com/pt/contato/verifique/. Insira o endereço do e-commerce e veja se ele já é Blindado.

Bem-vindo ao universo online e boas compras!

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s