7 itens essenciais para identificar sites confiáveis ao comprar online

3

Comprar online é uma tentação: a quantidade de produtos e ofertas a poucos cliques do computador pode ser uma bela vantagem. Porém, isso também requer alguns cuidados de segurança e uma certa “experiência” ao navegar.

Para evitar alguns problemas como roubo de senhas e informações pessoais é preciso saber identificar algumas características que ajudem a mostrar que o site onde se está navegando é mesmo confiável e investe em segurança para seus clientes.

Para você entender isso, separamos 7 itens essenciais de se observar para identificar a confiança de um site.

1) Sites confiáveis têm boa reputação

Seus amigos já compraram nesse site, um monte de colegas de trabalho curte a fanpage da loja e o Reclame Aqui não está mal. Se você pretende passar suas informações e seu cartão de crédito para comprar no site, saiba que isso é quase como trocar alianças com alguém. Por isso, conhecer bem o site “com quem” você está se envolvendo é um fator imprescindível. É isso que irá atestar que há poucos riscos de comprar naquele endereço e que o índice de satisfação dos clientes é de médio a alto. Se muita gente reclamou de não receber o produto ou de receber algo diferente do que comprou, é melhor ter cuidado.

1

No exemplo acima, veja que o site possui muitas avaliações, o que ajuda a garantir que esses dados não sejam manipulados (como cedidos por parentes e amigos próximos do lojista). Fora isso, a empresa costuma atender as reclamações recebidas, possui alto índice de solução de problemas e uma nota média positiva, uma vez que acima de 7 a avaliação do lojista é classificada como “boa”.

2) Ao invés do HTTP a url precisa usar  HTTPS

O que basicamente quer dizer que o site investe em segurança por meio de uma certificação SSL. O “S” a mais quer dizer basicamente isso: que o site recebeu uma camada extra de segurança, onde as informações ficam armazenadas em uma espécie de “cofre”, onde apenas aqueles que tiverem a “chave” poderão quebrar o acesso e verificar o conteúdo chaveado. Isso torna tudo mais seguro para o internauta, diminuindo significativamente os risco de que ele sofra danos por pessoas mal-intencionadas.

2

3) Eles têm um cadeado verde na barra de navegação

De novo, a mesma coisa: o cadeado verde é mais uma medida de tornar mais visual que a empresa possui o SSL. Em sites confiáveis, ele aparece ao lado esquerdo do HTTPS na barra de navegação e, por isso, é fácil bater o olho e ver se o site tomou ou não essa medida de segurança.

3

4

Algumas empresas vão ainda mais além e utilizam uma medida extra no SSL que valida a razão social da empresa dona do site. Ao adotar esse modelo, como alguns bancos costumam fazer, o endereço (url) do site na barra de navegação exibe a razão social daquela empresa também em verde e entre o cadeado e o HTTPS.

5

6

4) Eles usam um selo de blindagem

Não apenas uma imagem de Selo Site Blindado, mas eles usam uma imagem que é clicável, direciona para uma url oficial do serviço de blindagem e possui uma data recente (do próprio dia de acesso) em que o selo foi auditado.

7

Se você clicar, poderá ver o domínio do site, status e razão social. Se não for assim, desconfie! O site pode ter colocado apenas uma imagem associado à blindagem, mas sem ser, de fato, blindado.

8

Quando você clica no selo na página, deverá abrir algo semelhante a esta imagem acima, porém com o link do site que você acessou, sua razão social e a data correspondente ao dia que você clicou sobre a imagem do selo.

5) Estão sempre longe da lista de “não confiáveis” do Procon

Especialmente durante a Black Friday, quando muitos problemas se intensificam, vale consultar a lista de sites “não confiáveis” que é atualizada anualmente pelo Procon. Muitos riscos surgem a partir de sites criados com a intenção de enganar o consumidor, às vezes apostando até em marcas similares a outras tradicionais e uma identidade visual também parecida. Conferir se o nome do site que você confia foi digitado certinho na barra de navegação é uma boa estratégia para se precaver.

6) O hiperlink pra ele é coerente na visibilidade e direcionamento

Coloque o cursor sobre um hiperlink e veja, na parte inferior da página, para onde o link pretende direcioná-lo: alguns sites usam uma máscara que exibe um endereço, mas encaminha para outro. O melhor a fazer para garantir que estará apenas em sites confiáveis é digitar o link, você mesmo, na barra de navegação ou então salvar o site que você gosta de comprar em seus favoritos. Quando precisar é só clicar direto naquele link confiável.

7) Há uma razão social que responde pelo site

Telefone, endereço, CNPJ validado na Receita Federal: sites confiáveis são, afinal, empresas que se estruturam para atender da melhor forma o consumidor. Ter um telefone e endereço visíveis são duas práticas que tornam o processo mais transparente, mas vale reforçar que isso nem sempre é o bastante. Uma pessoa com más intenções poderá fornecer informações mentirosas nesse campo: por isso, ligar, ser atento ao perfil do atendente, fazer perguntas que explorem melhor o perfil do outro lado são práticas que ajudam a minimizar problemas em caso de dúvidas de estar ou não “passeando” por sites confiáveis. Outro ponto é se atentar à razão social e CNPJ da loja, como se ela está ou não validada no site da Receita Federal, por exemplo.

9

Você pode consultar o CNPJ da empresa, neste exemplo acima exibido no próprio site acessado.

10

Depois  vale acessar o site da Receita Federal como na imagem acima. Após digitar os números do CNPJ e o captcha (essa imagem que solicita os caracteres exibidos), basta clicar em consultar.

11

Se o CNPJ for válido, será exibido o comprovante de inscrição e situação cadastral como o que aparece acima.

Claro, esse processo é um tiquinho mais trabalhoso e vale a pena ser feito quando você realmente tiver dúvidas sobre a confiabilidade de um website. Se você já conhece o site, recebeu recomendações e está atento sobre sua segurança e confiabilidade, então essa etapa pode ser dispensada. Agora em caso de dúvidas reais sobre a confiança do site, vale a pena validar essas informações.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s