Como identificar se um site é seguro em 5 passos

Como identificar se um site é seguro em XX passos

A internet é um espaço que mudou várias das atividades intrínsecas em nosso cotidiano. Hoje compramos, realizamos transações bancárias, trabalhamos, assistimos filmes e séries e nos relacionamos com diferentes grupos de amigos e tudo isso pela grande rede. Mas engana-se quem acredita que apenas as novas gerações fazem isso.

A facilidade de acessar a internet e todos os seus benefícios fez com que um novo público descobrisse como é importante estar conectado. Estamos falando de homens e mulheres, na casa dos 50 anos e que não são nativos da era tecnológica, mais que por curiosidade ou necessidade passaram a usar esse canal.

Esse desbravamento online faz com que muitos deles não se atentem a um quesito importante na grande rede: a segurança.

É preciso conhecer os sites que acessam e identificar se oferecem uma experiência de navegação segura. Por esse motivo, listamos cinco cuidados que permitirão navegar com mais segurança na web.

1 – Não existe filantropia “barata” na internet: são milhares de sites que permitem acessar séries, filmes e livros sem custo. Mas eles apresentam dois problemas primordiais:

  • direitos autorais: nem sempre o que é disponibilizado de graça na internet tem seus direitos liberados para esse uso; o que, segundo o código penal, é crime.
  • pagamentos indiretos: você pode achar que é “de graça”, mas será exposto a pop-ups e outros tipos de publicidade online, além de expor seu computador ou celular a vírus escondidos nesses canais.

2 – Não insira dados em qualquer site: muitos sites vão solicitar suas informações para algum fim: liberar um download, o acesso a uma determinada página ou qualquer outro objetivo. Se o site não exibir aquele cadeado verde na barra de navegação, não insira seus dados. Esse cadeado é chamado, de forma técnica, de SSL e protege as informações inseridas pelos usuários, diminuindo as chances delas serem acessadas por terceiros mal-intencionados. Essa regra vale principalmente para lojas virtuais. Se for comprar em um e-commerce e a loja não tiver esse cadeado na barra de navegação, evite realizar a compra e procure outro site.

3 – Selo Site Blindado em e-commerces: ainda falando de compras em lojas virtuais, é preciso identificar se a loja virtual utiliza o selo Site Blindado. Ele identifica que a loja passa por uma série de análises de segurança. Lojas como Americanas.com e Submarino utilizam esse selo, que deixa os clientes mais confortáveis quanto à segurança ao comprar online.

4 – Verifique o endereço do site: existe um risco que muitas vezes passa despercebido. Você sabe qual o endereço de sua loja virtual ou do seu site favorito?

Esses são apenas alguns exemplos para mostrar que eles têm um padrão. Se você se deparar com sites que fogem a essa regra, desconfie. Por exemplo, é comum que pessoas mal-intencionadas criem sites com endereços que tentam ser parecidos com sites tradicionais, como por exemplo:

  • promocaorelampagoamericanas.com
  • comprenosubmarino.org
  • acessosfacebook.info

Esse tipo de ação, que quer ludibriar o usuário, é chamada de phishing, em tradução literal: pescaria. O objetivo é coletar o endereço de acesso e senhas do cliente e, para isso, são criados layouts bem parecidos para enganar o usuário. Mas, como podemos notar, é possível identificar a fraude pelo endereço do site. Na dúvida, entre em contato com a loja virtual, site ou busque mais informações.

5 – Cuidado com os aplicativos no Facebook: ao baixar aplicativos é comum que eles solicitem cadastro por meio do Facebook ou outras redes sociais como Google Plus e Twitter. Isso facilita o processo de cadastro, que se torna rápido, mas fique atento às informações que eles irão solicitar de sua página. É sempre bom editar as informações que podem ser acessadas pelo aplicativo.

Dicas bônus: Saiba identificar lojas virtuais seguras

Falando especificamente de lojas virtuais, a forma mais simples de saber se elas são seguras ou não é utilizando o serviço de verificação oferecido pela Site Blindado. Ele indica os sites que fazem uso do selo que atesta que a empresa faz ou não investimentos em segurança.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s