Site Blindado promove ciclo de palestras “Black Friday: você está pronto?”

Evento 2

No dia 13 de julho a Site Blindado promoveu em seu escritório, na Vila Olímpia, em São Paulo, o evento “Black Friday: você está pronto?”. O evento reuniu os palestrantes Wilson Arcas, da  Direct; João Jr., da B2W Digital; e Raphael Tomé, da Site Blindado.

Os palestrantes apresentaram pontos importantes para estruturar o e-commerce para a principal data do varejo online, incluindo aspectos operacionais da logística e entrega de produtos; cases, estratégias de marketing e comunicação do site, planejamento e divulgação e também questões sobre segurança, um ponto que pode tanto inibir como atrair novos consumidores.

Ao final da palestra, Tomé reuniu-se aos convidados Raphael Carnavalli, da BSeller e Daiane Gaudino de Brito, da Direct Express, para um Painel de Debates com os presentes trazendo respostas a questões do público e mais apontamentos sobre o conteúdo.

Entre os temas abordados, falaram sobre como vale a pena apostar em negócios de nicho, tanto com lojas online próprias ou em marketplaces, mas que sejam focados em um público segmentado, como aficionados em produtos para pesca, jogos de tênis, artes marciais, música, etc.

Um dos presentes questionou o valor da Black Friday para o comerciante, uma vez que ela envolve muitos detalhes operacionais e a margem tende a diminuir por conta das promoções.

A percepção de que o consumidor tende a parar de comprar meses antes para esperar a data é uma evidência de que não é possível ficar de fora, mesmo que seja para conquistar novos clientes. O público está mais propenso a comprar durante a Black Friday e, com isso, é mais fácil se aproximarem de lojistas, até então, desconhecidos por eles, simplesmente porque sentem que “precisam compram algo”. Essa atração pode e deve ser alimentada posteriormente, com um bom pós-venda que fidelize o cliente por meio de e-mail marketing e outras estrategias de comunicação.

Outro ponto sobre a Black Friday abordado foi sobre como é preciso, a exemplo das grandes redes de e-commerce como Americanas.com e Submarino, começar a negociar antes com os fornecedores, já que a demanda é uma oportunidade não só para os lojistas, mas também para eles.

Aproveitar a chance de que novos clientes se aproximem da marca parece ser o principal ponto da Black Friday, mas o atendimento é o que fará a diferença depois, segundo os convidados. Há um grande diferencial entre empresas com a capacidade de entender o consumidor e propor um cross-sell (venda de produtos de seu interesse com base na aquisição de outros produtos) adequado, ou mesmo com a oferta de conteúdo relevante, a exemplo do que faz a loja de vinhos Wine que envia receitas que “harmonizam” com seus vinhos por e-mail.

Daiane também chamou atenção ao aspecto de que praticamente o único contato físico que o cliente tem com o e-commerce é com a empresa que faz a entrega, por isso, é tão importante que esse contato seja estruturado por fornecedores de confiança.

Algumas dicas vieram no sentido de se trabalhar vídeos tutoriais ou demonstrativos do produto – abrindo a caixa e mostrando o conteúdo, por exemplo, ou criando tutoriais de uso e aplicação do produto (como maquiagens, por exemplo).

No mais, saber lidar com críticas, sem excluir comentários negativos e perguntar ao cliente como a loja pode melhor parece ser um caminho saudável para quem quer se posicionar durante a Black Friday e ser lembrado com carinho depois que ela passar.

 

 

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s