Como usar o Facebook com segurança?

como-usar-o-facebook-com-seguranca

Quais cuidados tomar para desfrutar de todos os benefícios trazidos no uso do Facebook, mas sem colocar sua segurança em risco? Alguns passos são fundamentais para isso e, conhecer um pouco mais sobre controles de privacidade e outros pontos de atenção, poderá te ajudar a se divertir, se informar, relacionar com amigos, mas mantendo toda a segurança que você precisa. Para te ajudar nessa, selecionamos abaixo alguns aspectos que você deve monitorar ao usar esta rede social. Fique atento!

Escolha da senha

Escolha uma senha forte, que combine letras e números e que não tenha associação com informações pessoais como sua data de aniversário, por exemplo. A senha deve ser fácil de ser lembrada por você, mas não pode ser fácil de ser identificada por pessoas mal-intencionadas. Lá no Labs explicamos quais sequências e palavras evitar e como escolher uma senha segura. Para saber mais, clique aqui.

Controle de privacidade

Na parte superior direita do Facebook, há um cadeado como o da imagem abaixo:

imagem1

Quando você clica nele, abre as seguintes opções:

imagem2

Nestes itens você consegue configurar detalhes da sua privacidade e quem poderá ver suas publicações, entrar em contato com você etc. Basta clicar em cada item e seguir as instruções.

Compartilhamento de posts

Quando clica no botão “Quem pode ver minhas coisas” da tela do item anterior, você consegue controlar a exibição de seus posts. Eles podem ser “públicos” (qualquer usuário do Facebook pode vê-los), apenas para “amigos” (só seus amigos irão ver a publicação) ou ainda visíveis somente para você. Para trocar as configurações, clique na seta ao lado de “Amigos” e clique na opção que achar melhor. Depois, clique em “Próxima”.

imagem3

Aplicativos

Na tela seguinte você consegue ajustar a privacidade de suas informações em aplicativos que tenha vinculado ao Facebook. São aqueles testes, jogos e outros programinhas que pedem que você os acesse usando a conta do Facebook. Quando você associa estas aplicações ao seu perfil estará compartilhando algumas informações com terceiros. Estes apps podem solicitar acesso aos dados pessoais, lista de amigos, páginas curtidas e outros. Por isso, só vincule sua conta a aplicações de sua inteira confiança.

Para mudar as concessões dos aplicativos que você usa, selecione a seta ao lado da seleção (“Somente eu” na imagem abaixo, mas pode variar conforme suas escolhas) e opte entre os contatos que deseja compartilhar informações do aplicativo. Você pode fazer escolhas diferentes para cada um deles, se preferir.

aplicativos

Informações confidenciais

Ao clicar em próxima, você poderá configurar as informações confidenciais de seu perfil, selecionando quem poderá ver seu telefone, e-mails, data e cidade de nascimento. A seleção pode ser feita de forma semelhante às anteriores. Só é recomendado que você mantenha informações mais pessoais como disponíveis apenas para seus amigos. Depois da mudança, basta clicar em “Finalizar”.

Atenção onde clica

Tome cuidado com os posts tanto de pessoas em que não confia muito, como de pessoas que confia, mas cujo conteúdo seja “estranho”. Mesmo pessoas de nossa confiança podem acabar infectadas com algum vírus e suas contas publicarem posts sem elas sequer se darem conta. Até que elas percebam o problema o vírus pode contaminar outros perfis que clicarem nele. Por isso, vale ficar de olho em publicações com conteúdo que você desconfie ou incompatíveis com aquilo que seus amigos costumam publicar.

Análise de marcação

Para configurar a análise de marcação clique no cadeado acima da página e na opção “Configurações”. Quando a página abrir, escolha a opção “Linha do tempo e marcações”, à esquerda da tela. Você pode modificar quem pode te marcar, ver publicações em que você foi marcado, entre outros. Basta clicar no lápis que aparece quando você colocar o mouse sobre o item, clicar e editar. Você também pode ativar o segundo item, de análise das marcações que fizerem de você. É uma forma de evitar que seus amigos te marquem em publicidades, fotos muito pessoais e outros conteúdos que você não quer divulgar publicamente.

imagemm

Solicitação de amizade

Cuidado ao receber novas solicitações de amizade de pessoas que você não conheça. Na dúvida, vale aceitar apenas convites vindos de pessoas conhecidas por você ou, se quiser fazer novos amigos, prefira conversar com pessoas recomendadas por seus amigos. Alguns estranhos mal-intencionados podem querer apenas acessar informações suas que sejam compartilhadas estritamente com seus amigos.

Contatos de confiança

O Facebook permite que você escolha contatos de confiança caso, por qualquer razão, sua conta venha a ser bloqueada. Para configurar as pessoas em que confia, clique no cadeado acima da página e na opção “Configurações”. Depois clique em “Segurança”.

seguranca

Clique em “Editar”, ao lado da opção “Seus Contatos de Confiança”, e depois em “Selecionar seus contatos de confiança”.

dados

Digite o nome dos amigos que você deseja registrar – precisam ser de 3 a 5 nomes – e depois clique em “Confirmar”.

Estes passos são algumas sugestões para melhorar sua experiência ao usar o Facebook e evitar surpresas desagradáveis que ameacem sua segurança. Com esse pequeno cuidado, dá pra colher todos os bônus de se usar essa rede social – sem ter que encarar nenhum ônus!

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s