Mostre aos seus netos que você pode comprar online (sozinho) e com segurança

xx-dicas-para-fazer-compras-nas-web-com-seguranca

O mundo mudou muito não é mesmo? Hoje tudo é muito simples e está a um clique de distância. Em outros tempos, para falar com familiares distantes, era só por carta ou telefone (e que não era tão barato quanto é atualmente). Agora conseguimos falar com familiares e amigos que estão fora do Brasil, sem pagar interurbano, apenas com o uso da internet onde até podemos ver o rosto da pessoa. Realmente são outros tempos. Tempos esses que podemos fazer amigos, sem ao menos os conhecermos pessoalmente. Eis o poder da internet.

A mesma internet também impacta a relação com o consumo. Não é preciso ir até as lojas físicas para fazermos compras, já que em poucos cliques é possível comprar de tudo, e em diferentes lojas. Só que tem um problema: muitas pessoas, principalmente as mais maduras, ainda são inseguras com relação a esse tipo de compra, feita por meio “dessa tal de internet” e que exige a inserção de dados bancários.

O caminho mais natural? Pedir ajuda aos filhos ou netos. Estes também preferem ajudar, muito pelo medo de seus pais e avós serem vítimas de algum golpe. Mas, calma, conhecendo alguns pontos de atenção antes de comprar pela web, você também poderá fazer isso sozinho(a). Quer uma ajuda?

Listamos aqui algumas dicas para que você possa realizar compras online de forma muito mais segura.

Antes, vale muito a pena assistir um vídeo produzido pela Pagar.me, uma empresa que fornece meios de pagamento aos e-commerces, mostrando como mamães e vovós podem, sim, comprar online com simplicidade.

Como comprar com segurança (sem a ajuda de filhos e netos)

Bom, agora vamos à parte prática. Listamos algumas dicas que precisam ser seguidas para que sua compra seja efetuada com sucesso.

Confira os dados da empresa: quando for comprar online, saiba em que loja está realizando a compra. Todas as lojas exibem CNPJ, Inscrição estadual, endereço de e-mail ou SAC para contato e ainda o endereço da sede da loja virtual. Veja o exemplo da Americanas.com, esses dados ficam no rodapé do site:

imagem-28092

Abaixo ficam todas as informações do negócio. Esses dados precisam ser expostos de forma simples de serem identificados. Se a loja for nova para você, vale sempre consultar o CNPJ junto a receita federal e confirmar os dados da empresa. Basta acessar esse link.

Reclamações de outros clientes: outro ponto importante é saber se a loja recebe muitas reclamações. Se isso ocorrer é importante ficar “ligado”. Um bom modo de identificar isso é por meio do http://www.reclameaqui.com.br/. No canal, mais do que as reclamações, é possível ver como a empresa age para resolver problemas, consultar a opinião de outros clientes e se estão satisfeitos quanto à resolução das reclamações.

Selos de segurança: outro ponto importante na hora de escolher a loja em que vai realizar a compra é identificar elementos que indiquem a segurança no site. Note que na imagem acima, da Americanas.com, existe o selo Site Blindado que atesta que a loja passa por analises de segurança constantes e que realiza as correções necessárias, o que garante esse direito a exibição do selo. Não realize compras em sites que não exibam esse selo. E também não deixe de conferir se o selo é verdadeiro. Para isso, basta clicar sobre ele e será exibida uma imagem como essa:

imagem28093

Note que nela é exibido o nome da empresa e outros detalhes que atestam que a loja que você consultou passa por análises de segurança.

Dados como cartão de crédito protegidos: Outro elemento básico é o cadeado na barra de navegação. Sabe onde fica o endereço do site? Pois bem, antes dele deve existir um cadeado verde seguido da sigla HTTPS. Mas, atenção, na página principal da loja ele não é obrigatório, embora seja recomendado – até para facilitar a identificação pelo cliente. As áreas mais sensíveis são as telas de cadastro do cliente e carrinho de compras, e, por isso, ele costuma aparecer por lá, assim como na tela de cadastro da Americanas.com:

imagem28094

Seguindo essas dicas, você será capaz de comprar online, com segurança e sem ter que contar com a ajuda de outras pessoas. Não é tão difícil assim, é só ficar atento e fazer suas compras!

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s