Conexões criptografadas serão obrigatórias para aplicativos oferecidos na Apple Store

apple-vai-requer-conexoes-https-em-apps-de-ios-apps-ate-o-fim-de-2016

A Apple, gigante do setor de tecnologia, acaba de dar um passo importante no que diz respeito à segurança de seus usuários. Ao final de 2016, todas as conexões realizadas pelos aplicativos disponíveis em sua loja, a Apple Store, precisarão, obrigatoriamente, utilizar conexões HTTPS. O anúncio foi feito durante a WWDC –  Worldwide Developers Conference 2016, realizada em São Francisco, por Ivan Krstic, chefe de engenharia de segurança e arquitetura da Apple.

Segundo Ivan, “isso vai proporcionar uma grande dose de segurança real para os nossos usuários [da Apple] e as comunicações que seus aplicativos têm sobre a rede”. Atualmente, os desenvolvedores de aplicativos para iOS já têm a sua disposição uma feature, da própria Apple, que permite a utilização de conexões HTTPS, trata-se do ATS (App Transport Security) ou App de Transporte e Segurança.

O ATS força as conexões a serem realizadas por meio do SSL. Mas, ele ainda pode ser desativado pelos desenvolvedores e a partir de 01/01/2017, não será possível essa desativação.  

Essa iniciativa vem ao encontro de uma necessidade latente, não só da Apple, mas de todo o setor de tecnologia, que hoje busca tornar as comunicações online mais seguras. O Google já havia dado esse sinal ao adotar a segurança como fator importante para o melhor posicionamento de sites.

O Whatsapp, que pertence ao Facebook, também se pronunciou publicamente e informou que todas as conversas realizadas pelo aplicativo são feitas sob criptografia.

Quando Apple, Google e Facebook sinalizam a busca por uma navegação mais segura, o mercado é apresentado a uma movimentação importante de algumas das principais empresas do mundo com relação à proteção de dados dos usuários, criando assim uma necessidade imediata para que outras empresas também realizem investimentos em segurança da informação.

Usuários e consumidores estão cada dia mais atentos e ligados no que diz respeito à segurança.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s