Cartão de crédito: cuidados ao utilizá-lo na internet

imagens_blog_siteblindado_setembro_cartao_de_credito_cuidados_ao_usar

O cartão de crédito, se utilizado de forma consciente, é um excelente aliado do consumidor. Com ele é possível fazer a compra de determinados produtos em parcelas que se encaixem ao orçamento.

Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com o portal “Meu Bolso Feliz”, nosso país já possui 52 milhões de pessoas com cartão de crédito, sendo que boa parte delas têm mais de um. Os usuários desse “dinheiro de plástico” sabem que quando manuseiam seus cartões, na rua, precisam estar atentos ao seu redor e verificar se não existe ninguém observando sua senha, ou esperando uma brecha para roubar o cartão.

Existe uma série de procedimentos que são sugeridos pelas instituições financeiras e serviços de segurança pública com relação à proteção do cartão de crédito. Mas esse alerta deve ser lembrado também na rede mundial de computadores. Só para se ter uma ideia do uso de cartões de crédito na internet, em 2015, segundo a 33ª edição do Webshoppers, de todos os pedidos realizados em lojas virtuais brasileiras, 73,5% foram por meio desse método de pagamento.

Para facilitar seu trabalho de cuidar da segurança de suas informações, montamos uma lista de como utilizar seu cartão de crédito na internet. São dicas básicas, mas que precisam ser reforçadas sempre.

Cuidado com sites que são novos para você: hoje, segundo a Big Data Corp, já são mais de 450 mil lojas dedicadas a vendas pela internet. Isso sem contar serviços de streaming de jogos, música, séries e filmes, que também pedem a utilização de cartão de crédito para pagamento. Por isso, sempre que se deparar com uma loja ou serviço novo, busque por referências em redes sociais ou em órgãos oficiais, como a Receita Federal, e confirme a legitimidade da empresa. Não insira dados do seu cartão de crédito em sites que você não conhece ou tenha convicção de que sejam reais.

Verifique a URL e descubra se a loja é verdadeira: ao acessar o site, verifique alguns elementos básicos na URL, como o nome do site que aparece na barra de navegação, por exemplo. Se o site da loja for “lojasmaria.com.br” e você estiver em um endereço muito longo ou que tenha pouca ou nenhuma citação ao e-commerce em si, é bom verificar a procedência, por exemplo: promoçõesunicaslojasmaria.net. Esse tipo de ação é comum, justamente para ludibriar clientes desinformados e roubar seus dados de cartão de crédito. Para evitar isso, acesse o site pelo endereço principal e busque pelo item que deseja comprar.

De olho no cadeado na barra de navegação: Outro importante aspecto que precisa ser analisado é se a loja possui o cadeado verde na barra de navegação. Ele atesta que as informações inseridas no site serão criptografadas, o que diminui as chances delas serem acessadas por terceiros, geralmente mal-intencionados.

Não caia no velho golpe de mandar dados de cartão por e-mail: se uma loja virtual encaminhar um e-mail ou qualquer outro tipo de comunicação pedindo informações do seu cartão de crédito, ignore e faça contato pelos canais oficiais – SAC ou e-mail encontrados no site, com o endereço @nomedaloja – para comunicar o ocorrido. Essa não é uma prática adotada pelas lojas virtuais ou prestadores de serviços que permitem o pagamento por meio de cartão de crédito.

Evite computadores públicos ou de terceiros: por último, mas também muito importante, evite a utilização de cartão de crédito em computadores públicos (lan houses, bibliotecas) ou mesmo aparelhos de desconhecidos. Seus dados podem ficar armazenados nestes locais, mesmo que você pense ter seguido todos os procedimentos de segurança. Portanto, se vai fazer uma compra ou acessar sites de banco, faça isso usando seu próprio notebook, smartphone ou tablet.

A compra com cartão de crédito na internet não precisa ser um bicho de sete cabeças e nem render dores de cabeça no futuro, só é preciso tomar estes cuidados.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s