Aplicativos Mobile: você sabe quais são os dados acessados por eles?

aplicativos mobile

Alguns cuidados são básicos ao instalar um novo aplicativo em seu smartphone. Isso porque nem todos os desenvolvedores são de confiança e alguns deles podem se aproveitar da ingenuidade de usuários para obter mais informações e dados que deveriam. Para isso, vale conhecer alguns cuidados na instalação de um novo app e que tipo de dados cada um pode acessar.

Que cuidados com a segurança tomar ao instalar um app?

Lista de permissões

Verifique toda a lista de permissões solicitada pelo aplicativo na hora da instalação e quão coerente é que ele peça acesso para aquelas funções. É comum, por exemplo, que apps de mensagens de texto, agendas e redes sociais solicitem a leitura e edição de contatos ou queiram ter acesso à câmera. Mas, dependendo do aplicativo, pode ser bem incoerente ele pedir para acessar sua câmera, galeria de fotos ou GPS, por exemplo, e é hora de ficar alerta.

Fontes confiáveis

Os aplicativos dos e-commerces da Americanas.com, Submarino, Shoptime, por exemplo, são facilitados pela B2W (o maior grupo de e-commerce da América Latina e que detém as três marcas). O app do Facebook é promovido em nome da empresa de mesmo nome, o app de e-mail do Outlook é da Microsoft Corporation, e o Gmail é do Google. Aqui, claro, estão apenas alguns exemplos mais comuns. Mas vale ficar de olho em cada aplicação que você baixar em quem é o desenvolvedor dela e se o nome dessa empresa é o mesmo que você vê quando entra na página do aplicativo dentro da loja. Do contrário, analise muito bem se vale o risco antes de baixar.

Apps similares

Cuidado ao substituir um app confiável por outro similar, mas de fonte desconhecida. Na pressa para resolver um problema ou encontrar um utilitário pode ocorrer de ficarmos um pouco menos criteriosos, mas isso é um descuido que nunca deve ocorrer! Se o app desejado e confiável é pago, mas possui muitas versões similares gratuitas, fique de olho se adquirir a versão paralela será realmente uma boa ideia. Em alguns casos pode ser, em outros tende a ser arriscado. Questione: quanto você conhece aquela fonte para permitir que ela instale um app no seu aparelho e tenha permissões “especiais” de acesso.

Antivírus

Um bom antivírus no celular pode ajudar a proteger o aparelho de instalações que tenham algum vírus ou malware. Em todo o caso, alguns apps podem agir nos bastidores, controlando ações do smartphone pelas permissões concedidas e prejudicando o usuário. Para evitar ações deste tipo, a postura correta é monitorar quais são as liberações concedidas e quanto de sentido faz que um app com “x” objetivo tenha acesso àquela parte do sistema.

Quem pede o que?

Contatos: mensagens de texto, redes sociais e agendas

Gmail: apenas o aplicativo do Gmail (Google) pode pedir acesso ao seu e-mail da empresa

Modo sleeping: aplicativos de vídeos e games para impedir seu celular de desligar

Fotos e vídeos: aplicativos de câmera, redes sociais

Instalação de packages: aplicativos que visam instalar outros apps, como a loja da Amazon

GPS: aplicações de GPS, ou de transporte e serviços baseados em sua localização

Gerenciar contas: aplicativos que precisem adicionar contas, como o Facebook

Histórico de páginas visitadas: navegadores, serviços de backup e algumas redes sociais

Em todo o caso, olhe sempre a fonte, pois algumas concessões a pessoas mal-intencionadas podem permitir que alguém apague sua conta Google, perca alguns de seus dados, acesse sua galeria ou tire fotos sem seu consentimento e as distribua, ou ainda tenha acesso aos dados pessoais de seus conhecidos, monitore seu comportamento de navegação e etc. Para evitar isso, a melhor aposta é controlar as permissões de acesso e só aceitar instalar apps de fontes confiáveis.

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/rd/stable/rdforms.min.js

RdForms.createForm(‘https://forms.rdstation.com.br/teste-ba58f5da7fc723a4ff1d’, ‘form-teste-ba58f5da7fc723a4ff1d’, ‘100%’, ‘660px’);

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s