Como manter a segurança de dados ao utilizar smartphones

segurança de dados

Você seria capaz de viver sem seu smartphone? Por mais que muita gente ainda responda que sim, é fato que elas concentram muito de suas vidas nesses aparelhos.

Além de e-mail e redes sociais, que concentram muitas informações, ainda existem aplicativos para pedir táxi, comida e aqueles que fazem a gestão de contas bancárias e cartões de crédito. Essa concentração de informações sobre uma pessoa pode ser um “prato cheio” para pessoas mal-intencionadas desejarem acesso aos smartphones alheios.

Mas engana-se quem acredita que o problema está exclusivamente associado ao roubo ou furto do aparelho. Muitas vezes o download de um aplicativo ou o acesso de um link suspeito pode dar acesso total ao seu celular a uma outra pessoa. Por isso, todo cuidado é pouco.

Na sequência você pode ver algumas dicas de como se proteger e evitar que seus dados sejam expostos.

 

Bloqueie seu smartphone com senhas

O passo mais básico é evitar que alguém bisbilhote sua privacidade, para isso é preciso bloquear seu smartphone com uma senha, de preferência uma combinação que tenha significado apenas para você. Isso vai afastar alguns curiosos.

 

Não faça downloads de aplicações suspeitas

Uma das facilidades da vida moderna é conseguir ter, quase tudo, em aplicativos mobile. Banco, farmácia, lojas, delivery, médicos e tantas outras áreas e profissionais possuem aplicativos que, em poucos cliques, permitem interação e um contato rápido. Mas fique atento a origem desses aplicativos. Existem desenvolvedores agindo de má fé e oferecendo aplicações falsas, que tem um único objetivo: ter acesso aos seus dados. Consulte a avaliação de outros usuários e quem é o desenvolvedor do aplicativo. Dê preferência a desenvolvedores oficiais ou as próprias marcas.

 

Atualize o sistema operacional

Verifique junto as configurações de seu aparelho se existe atualização de seu sistema operacional. Esse procedimento é importante, pois mesmo pequenas atualizações podem trazer mais segurança ao seu smartphone.

 

Wifi grátis? 

Uma coisa é estar no WIFI de sua casa ou empresa, outra é conseguir acesso livre a internet na rua. Já fizemos um post sobre isso aqui no blog. É sempre importante evitar redes WIFI abertas que não solicitam nenhum tipo de informação, como e-mail e senha, por exemplo. Não acesse internet banking ou qualquer outra conta com informações sensíveis por meio dessas redes.

 

Antivírus

Tenha sempre um bom antivírus instalado em seu smartphone. Eles evitam que aplicações maliciosas se instalem em seu aparelho e cause algum dano. Nas lojas de aplicativos de seu sistema operacional você encontra softwares pagos e gratuitos que ajudaram a tornar menos vulnerável o seu smartphone.

 

Cuidados com links

É muito comum receber links por aplicativos de mensagens como o Whatsapp ou mesmo por e-mail e redes sociais. Cuidado com o link que recebe, questione o remetente do que se trata o link enviado e evite abrir extensões suspeitas. Esses links podem conter vírus com os mais diferentes motivos e formatos para invadir seu aparelho.

Seguindo essas dicas, você tem menos chances de ver seus dados pessoais caírem nas mãos de pessoas mal-intencionadas.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s