Formas de identificar a segurança da loja ao comprar no marketplace

comprar no marketplace

Você entra naquele site em que tanto confia, mas algo está diferente do esperado: ao lado da oferta aparece um “vendido e entregue por” junto ao nome e link para o site de uma empresa que você nunca ouviu falar. Esse modelo de negócio, conhecido como marketplace já é adotado por lojas campeãs de vendas como a Americanas.com, Submarino, Shoptime, entre outras.

Até aí tudo certo, afinal, você já conhece muito bem a reputação destas lojas e está acostumado a comprar nelas, mas, como saber que o lojista que vende ali é confiável?

Por sorte, as gigantes do marketplace atuam com um modelo que “favorece” os lojistas com a melhor oferta para seus clientes, incluindo aí fatores como preço, frete do produto e também a reputação do lojista, ou seja, como outros clientes avaliaram a experiência de comprar com ele. São estes fatores que impulsionam uma oferta para o posto de destaque, ou seja, a oferta principal sendo exibida na loja.

Veja os exemplos abaixo retirados do site Americanas.com

Exemplo 1:

im1

Exemplo 2:

im2

As duas ofertas em destaque, nestes casos, são dos chamados sellers do marketplace, ou seja, dos lojistas (varejistas, fornecedores e fabricantes) que vendem seus produtos por lá.

Note que nas imagens há uma inscrição mais ofuscada onde o cliente pode ver mais 2 ou 3 ofertas dos produtos, que podem incluir outros lojistas ou mesmo o próprio canal de marketplace que, no caso, é a Americanas.com.

Como lembramos, todas as principais ofertas são analisadas considerando preço, frete e reputação das lojas, por isso, você precisa estar ciente que estas lojas que trabalham no modelo de marketplace usando esse modelo em destaque já fazem um filtro de segurança para você. Quanto mais bem avaliada for uma loja, maior a propensão de que ela figure entre as primeiras posições de ofertas, por isso, não há o que se preocupar.

No mais, estes canais costumam investir pesado em segurança, com criptografia das informações de usuários, Pentests, WAF e também com scans de vulnerabilidades pela Blindagem de Sites. Você pode notar que os mais influentes utilizam o selo Site Blindado como uma certificação pelas correções destes problemas.

Um ponto importante é apenas analisar se o marketplace onde você vai comprar os produtos é de uma empresa renomada, bem avaliada pelos clientes, conhecida por pessoas com quem você se relaciona e que faz investimentos sólidos em segurança do site.

No mais, é ficar de olho nas principais ofertas, pois, além do indicativo do preço, os lojistas que estão lá costumam mesmo ter boa reputação e outros clientes tiveram uma experiência positiva em comprar com eles.

 

 

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s