Comprar em computadores públicos: é seguro?

comprar em computadores públicos

A internet facilita a nossa vida, não é mesmo? Muitas das atividades que realizamos hoje podem ser feitas por meio dela. Internet Banking, comunicação com amigos, emissão de documentos fiscais e compras são exemplos das facilidades que a internet nos apresenta. Mas essa necessidade constante de conexão com a internet nos faz ter que lidar com alguns desafios no dia a dia.

Um deles é a questão do Wi-Fi disponibilizado de forma gratuita em vários pontos dos grandes centros urbanos. Inclusive já falamos dos cuidados ao usar Wi-Fi público. Mas esse não é o único risco digital “da rua”, outro cuidado que precisamos ter é com relação a utilização de computadores de uso público.

Quando falamos de uso público incluímos bibliotecas, pontos de acesso populares, escolas e faculdades, além, claro, do ambiente de trabalho. É preciso atentar-se ao uso desses aparelhos, principalmente com relação a compra e outras ações que trafegam dados sensíveis, como informações pessoais, bancários e senhas. O conselho é evitar fazer suas compras por esses pontos, optando sempre por realizá-la em ambiente doméstico, usando seu próprio computador ou mesmo por meio de seu smartphone.

Quais os riscos de comprar em computadores públicos?

Ao comprar em computadores públicos ou mesmo particulares, mas que não sejam seus e sim de terceiros, você estará exposto a alguns problemas, dentre eles:

● Risco de vírus de captação de dados: existem espécies de vírus que podem estar escondidos em programas comuns de download de jogos, vídeos, músicas e afins. Eles podem guardar dados sensíveis digitados no computador – como suas informações bancárias, por exemplo. Essas informações podem ser utilizadas para clonagem de cartão ou mesmo para movimentações da conta e compras online em seu nome.

● Alguém estar de olho no que você digita: além de vírus que podem coletar seus dados, é possível que alguém esteja de olho no que você está digitando e utilize esses dados sem que você perceba.

● Esquecer de sair dos programas e sites que acessar: você simplesmente poderá se esquecer de sair do programa ou da loja virtual (logout). Com isso, o próximo usuário do computador, mesmo sem se esforçar, terá acesso a sua tela de cadastro e poderá acessar suas informações, fazer as alterações que desejar ou usá-las para outros fins.

Esses são alguns dos riscos que você pode correr ao utilizar computadores públicos ou de outras pessoas para realizar compras online. Mas, claro, lembre-se: mesmo comprando em casa ou em seu smartphone, é sempre importante estar atento a fatores como:

● HTTPS – é o cadeado verde que fica localizado na barra de navegação. Ele identifica que a loja protege os dados solicitados, dificultando a ação de pessoas mal-intencionadas que desejam ter acesso a essas informações.

● Blindagem de Sites – verifique se a loja utiliza o já consolidado selo Site Blindado. Ele mostra que a loja passa por testes de vulnerabilidades que podem ser exploradas por pessoas mal-intencionadas e realiza as correções necessárias. Marcas como Submarino e Americanas.com utilizam o Selo Site Blindado.

0901

Seguindo essas dicas suas compras serão mais seguras, e você só precisa se preocupar em receber o produto em casa.

Comprar com segurança na internet

 

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s