Como fazer a atração e fidelização de clientes?

audrey-blog-como-atrair-e-fidelizar-seus-clientes

Alguns detalhes fazem a diferença na hora de atrair e fazer ações de fidelização de clientes. Veja quais são eles:

A atração e fidelização de clientes exigem que o gestor tenha um bom planejamento de como irá se posicionar. Estes são resultados de uma ótima percepção do negócio, mercado e atenção às necessidades do cliente. O lojista deve gerenciar cada departamento que será acionado ao longo da jornada de compra do cliente, desde a impactação pelo marketing até o relacionamento com o cliente cativado.

Abaixo a Site Blindado separou alguns itens que fazem a diferença na atração e fidelização de clientes. Confira:

Estratégias de atração de clientes

Produto

A escolha do produto e apresentação do mesmo dentro do e-commerce precisa ser muito bem alinhada. A comunicação deve ser direcionada ao público-alvo que realmente se interessa pelo item que você vende. Isso envolve textos, imagens alinhadas e também boa visibilidade do que é o produto, com descrições precisas sobre cores, tamanhos, dimensões, etc.

Condições de pagamento

Preço e condições de pagamento exercem uma forte influência na hora de atrair o consumidor. Por isso, se você for competitivo em preço e frete, vale explorar essa possibilidade de se destacar por esse critério. Se não for o caso, é possível direcionar sua estratégia para um público que irá buscar uma condição intermediária, mas um atendimento diferenciado.

Reputação

Ser atencioso com cada cliente que compra no seu site, despachar o produto, entregá-lo no prazo e intacto é um ponto básico para a experiência de compra do consumidor ser positiva. Com isso, sua reputação tende a aumentar e os clientes serão atraídos pela marca que você vai, pouco a pouco, construindo.

Segurança

Quanto maior a percepção do cliente, mais criterioso ele será em relação aos investimentos de segurança que você faz em seu e-commerce. O certificado de criptografia SSL (Secure Socket Layer) é um dos aspectos mais básicos que os clientes irão notar. O cadeado verde e o HTTPS na url irão sinalizar que o site protege as informações trafegadas entre os consumidores e sua loja. Fora isso, eles podem buscar outras medidas como a validação extendida (SSL EV), o Pentest, WAF, entre outras.

Marketing

Sem dúvida, é um erro pensar em qualquer estratégia de atração se ignorarmos a divulgação do que estamos vendendo. O cliente precisa saber que existe alguém que oferece o produto de seu desejo, com uma boa oferta e que tem boa reputação e segurança ao comprar. Isso só é possível com uma boa estratégia de marketing, que pode envolver e-mails marketing, comparadores de preço, links patrocinados, afiliados e até mesmo ser amparado por canais de marketplace. Estes canais estão em voga porque divulgam o produto em grandes lojas, tem um custo baseado em comissionamento por vendas, o que é bastante estratégico, e apresentam o nome de lojistas pouco conhecidos a uma massa de clientes que usam esses sites.

Estratégias de fidelização de clientes

Relacionamento

Um ponto que é importante tanto para a atração e especialmente após a conversão de um cliente. É preciso disponibilizar algumas alternativas diferentes para o consumidor se comunicar com a loja, quer seja via telefone, e-mail, chat, redes sociais e, claro, estes canais devem ser acompanhados sempre. Também é preciso ter uma comunicação ativa, enviando e-mails marketing e mantendo uma correspondência com o cliente em datas comemorativas, com ofertas alinhadas ao seu perfil de compra e etc.

Entrega

A experiência que o cliente terá durante o pedido e entrega do produto irá influenciar diretamente sua inclinação a continuar ou não comprando em sua loja. Por isso, tenha muita atenção a isso se espera que o cliente volte e, caso enfrente qualquer contratempo com terceiros, comunique o cliente com transparência e seja solícito em tentar agilizar uma solução que atenda as expectativas dele e suas possibilidades.

Detalhes

Alguns comércios eletrônicos, dependendo do que vendem e características do público-alvo, apostam em detalhes durante a entrega que ajudam na fidelização de clientes. Um cartão agradecendo pela compra, uma embalagem bonita ou um brinde especial podem fazer com que o cliente sinta que ganhou algo mais além do que pagou e prefira sua loja aos demais concorrentes.

Suporte

Assim como relacionamento, um bom canal de suporte também é essencial. O cliente pode ter algum tipo de frustração com a compra porque o produto apresentou problemas e, mesmo que sua loja seja apenas uma revendedora do item, isso poderá respingar em você. Por outro lado, com um bom canal de suporte é possível ajudar e fidelizar clientes, mostrando o quanto sua loja também está interessada em solucionar problemas que ela, mesmo que indiretamente, esteja envolvida e possa resolver.

Promoções exclusivas

Aqui é um outro tipo de relação que você pode estabelecer com o cliente: o envio de promoções exclusivas. Até por já confiar nele, isso também é benéfico para sua loja. Você pode estudar a margem de seus produtos e criar preços especiais para quem já é cliente, inclusive segmentando sua base para o envio de campanhas “em massa”, porém de forma mais direcionada conforme padrões comportamentais. Pessoas que compram em X ou Y categorias, pessoas que compram itens de X ou Y valor e etc: campanhas direcionadas tendem a ter bem mais sucesso durante a fidelização de clientes.

Estas são algumas dicas que você já pode aplicar ao negócio para atrair mais consumidores em sua loja virtual e trabalhar a fidelização de clientes de forma estruturada e com benefícios mútuos.

Turbinando as vendas no segundo semestre

 

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s