Semana da Internet Segura – Boas práticas de segurança para sua loja virtual

sis-seguranca-empresa-2

Entre os dias 5 e 11 de fevereiro, a Site Blindado organiza a Semana da Internet Segura, um momento para conscientização de todo o mercado quanto às funções de fornecedores, sites e usuários para garantir um espaço virtual mais seguro. Durante toda a semana estamos publicando textos especiais, e chegou a hora de ajudarmos empresas a tornarem suas estruturas mais seguras.  

De forma direta, toda empresa deve se ater ao fato de que a segurança envolve vários aspectos, e além do certificado digital SSL, Blindagem de Sites, WAF e Pentest – descubra o que são cada um desses serviços – lojas virtuais e outros perfis de negócio devem cuidar da hierarquia de acessos, senhas e conscientização interna. Vale sempre destacar que existem práticas chamadas de “engenharia social”, que é quando uma pessoa mal-intencionada consegue ter acesso às senhas das empresas por meio de e-mails maliciosos ou até mesmo por redes sociais.

A engenharia social pode comprometer toda o investimento em sistemas de segurança, já que mesmo evitando ataques externos, sua empresa pode estar exposta internamente.

Para diminuir esses riscos, listamos aqui algumas dicas importantes para aplicar em seu negócio. Confira:

Cuidado com as senhas

As senhas geralmente são utilizadas para acesso a sistemas, como CRM, Intranet, E-mail corporativo, Sistema Operacional – como Windows, Mac e Linux, banco de dados, intranets e sistemas que concentram dados de funcionários como pagamentos, férias, benefícios e informações sobre banco de horas e relatórios relacionados à vida do colaborador. Por isso, é preciso ter muito cuidado com elas, já que podem expor dados sensíveis do negócio.

Para criar senhas seguras é preciso inserir quatro categorias: letras maiúsculas, letras minúsculas, números, caracteres especiais, como: !, @, #, $, %, ¨ e &. Além de possuir mais de 8 caracteres.

Estimule seus colaboradores a não utilizarem a mesma senha para os diferentes sistemas, pois isso implica em um grande risco, afinal, se uma dessas senhas for descoberta por alguma pessoa mal-intencionada, isso pode colocar toda a empresa em risco.

Cuidado com anexos de e-mails e links de redes sociais

Os funcionários da empresa precisam ter cuidado com anexos de e-mails desconhecidos e não devem baixar nada  com origem suspeitas, sejam de cunho pessoal ou relacionadas ao negócio.

Existem, por exemplo, e-mails que dizem ser de bancos, solicitando que você realize algum download ou acesse links estranhos. Isso pode expor servidores e softwares a vírus. Criar uma política interna quanto ao download e acessos será fundamental.

Programas originais

Utilize apenas softwares e programas originais. Hoje existem diversos sites que oferecem download de sistemas pirateados, só que muitos deles exibem programas contaminados com vírus que podem ser prejudiciais ao seu negócio.

Além de estar sujeito a implicações legais, de direitos autorais dos fornecedores dos programas, esse tipo de download pode comprometer toda a estrutura tecnológica do negócio, já que os códigos maliciosos podem infectar toda a parte de “infra” da empresa.

Conscientização interna

A primeira ação para conseguir sanar todos os pontos anteriores é com a criação de campanhas e/ou treinamentos internos periódicos e atualizados para a conscientização dos membros do time. Assim, os riscos de expor a segurança de sua empresa por deslizes internos serão menores.

Utilize as melhores soluções para seu site

Com tudo em ordem “dentro de casa” é preciso escolher soluções que realmente tornem seu site mais seguro. A Site Blindado é a principal solução de segurança do mercado, oferecendo, de forma exclusiva, a Blindagem de Sites, serviço de segurança que realiza uma série de análises que identificam vulnerabilidades que precisam ser corrigidas na aplicação. Após corrigidas, o site recebe o direito de utilização do selo Site Blindado, que está presente nas principais lojas virtuais do mercado. Além disso, a Site Blindado oferece as principais soluções em SSL, WAF, Pentest e consultoria.

Deixe seus dados abaixo e nosso time entrará em contato com você. Aproveite esse movimento de conscientização e torne seu site mais seguro.

Utilize  hashtag: #semanadainternetsegura para demonstrar que você  também faz parte do movimento que busca uma internet mais segura.

Não deixe de acessar a página oficial: https://www.semanadainternetsegura.com/

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s