Segurança de dados: 7 dicas ao compartilhar informações na internet

dicas-de-seguranca-para-o-compartilhamento-de-dados-na-internet

Veja 7 dicas de segurança de dados que você precisa ter ao compartilhar suas informações na rede

Ao compartilhar suas fotos, vídeos e textos por meio da internet é necessário se atentar à segurança de dados durante a troca de informações. Tanto com cuidados que devem ser aplicados por você, como também pelos sites, e-mails, redes sociais e aplicações que você utiliza.

Para te ajudar a estabelecer boas práticas quando o assunto é segurança de dados, a Site Blindado separou algumas dicas para você:

1) Use somente conexões criptografadas

Ao trocar informações, verifique se o site, e-mail, rede social ou aplicativo utilizam criptografia nas conexões. Esta é uma forma de minimizar riscos de que o conteúdo vá parar nas mãos de alguém mal-intencionado. A criptografia é identificada pelo cadeado verde na barra de navegação.

2) Cheque se o contato é de sua confiança

Quanto mais sensível for a informação, maior deverá ser o seu cuidado ao enviá-la. Por isso, apenas troque mensagens pessoais com aqueles que forem de sua inteira confiança e, mesmo assim, jamais envie senhas e dados bancários para eles se as conexões forem inseguras.

3) Tenha atenção com dados sensíveis

Tenha muito cuidado ao divulgar dados sensíveis sobre você. Sempre analise se uma informação ou foto aparentemente irrelevantes não poderiam ser um problema nas mãos de alguém mal-intencionado. O check-in de onde você esteve, a foto de seus entes queridos ou mesmo um post dizendo que irá viajar determinado dia podem ser utilizados por criminosos.

4) Controle quais informações são públicas

Caso utilize redes sociais, monitore em cada uma delas quais são as informações públicas e privadas sobre seu perfil. Caso alguma configuração ponha em risco sua segurança de dados, é melhor limitar o acesso apenas para as pessoas mais próximas a você.

5) Mantenha suas aplicações atualizadas

Manter a última versão das aplicações que você utiliza é mais uma forma de evitar riscos de segurança de suas informações. As vantagens são porque as empresas tendem a atualizar os apps, corrigindo falhas ou brechas de segurança que estavam presentes em algum outro patch disponível

6) Tenha senhas fortes em cada aplicação

Utilize uma senha específica para cada aplicação e tenha a certeza que se trata de uma chave forte, que combine, quando possível, letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

7) Não trafegue dados sensíveis em wi-fi público

Já falamos sobre como isso compromete a segurança de dados aqui. Os wi-fis públicos possuem menor nível de segurança, por isso não devem ser usados para compras de produtos, acesso à banco ou envio de informações pessoais, como RG, CPF, ou senhas.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s