Por que é importante checar a fonte do aplicativo mobile antes do download?

Por-que-é-importante-checar-a-fonte-do-aplicativo-mobile-antes-do-download

Os aplicativos mobile facilitam muito a rotina de usuários destes dispositivos: eles permitem acessos rápidos às lojas virtuais, bancos e outros serviços, como streaming de vídeo e música. Além disso, existem jogos, organizadores e uma série de outras soluções disponíveis nas lojas de aplicativos dos principais sistemas operacionais. O mais interessante é que grande parte deles  são disponibilizados de forma gratuita.

Só que é importante se ater ao fato de que alguns aplicativos podem trazer alguns tipos de riscos aos seus dados. Mas, quais são esses riscos e por que é importante checar a fonte do aplicativo mobile antes do download?

  • Acessos a e-mails, contatos e redes sociais: ao fazer o download de alguns aplicativos, costumeiramente abre-se uma mensagem indicando ele que terá a acesso a sua rede de contatos, seja no e-mail, nas redes sociais ou no próprio smartphone. Dessa forma, você está expondo informações relacionadas ao seu convívio social, e que podem ser usadas de má fé. Por isso, se informe antes de fazer o download e veja se há dados necessários para o funcionamento do app sendo solicitados pelo desenvolvedor do software.
  • Acessos a dados bancários: outro ponto está relacionado ao fato de aplicações terem acesso aos seus dados bancários, registrados na loja de aplicativos de seu sistema operacional. Mais uma vez, é preciso se ater ao histórico e reputação do aplicativo e ter atenção com as permissões que são concedidas ao aplicativo. Caso ele solicite informações pessoais, como dados bancários, dentro de seu sistema – o que ocorre em lojas virtuais por exemplo, verifique se ele utiliza uma conexão segura, por meio da sigla HTTPS e do cadeado verde na barra de navegação. Se suas informações não forem protegidas, evite inseri-las.
  • Vírus no smartphone: mesmo se atendo as permissões concedidas ao aplicativo, eles podem conter vírus ou malwares que podem infectar seu aparelho, e também, mesmo sem autorização, ter acesso aos seus dados. Outro risco é “sequestrar” o smartphone, bloqueando-o e fazendo com que você não consiga utilizá-lo.

Como diminuir as chances de risco ao instalar um aplicativo?

No Android, por exemplo, é possível configurar o aparelho para que ele bloqueie aplicativos suspeitos, que possam oferecer riscos ao usuário. Já no iOS, da Apple, as aplicações só podem entrar na loja de aplicativos se possuírem criptografia de dados, ou seja, se preservarem as informações dos usuários. Outras dicas de segurança são:

Sempre leia as opiniões de outros usuários: veja o que outras pessoas acharam da aplicação e se ocorreu algum tipo de problemas com elas. Geralmente esses comentários são exibidos na página onde será realizado o download, junto com a nota do aplicativo.  Filtre os comentários, evitando aqueles muito extremistas (muito ruim ou muito bom). Dessa forma você pode ter um visão mais direta sobre a segurança do aplicativo.

Observe quais serão os dados coletados pelo aplicativo: como já dissemos, fique atendo aos dados que vai oferecer ao aplicativo e como isso pode impactar sua privacidade. Alguns aplicativos permitem a edição do que você quer ou não disponibilizar. Veja isso sempre que possível.

Proteja seu celular: assim como em computadores (desktop e notebook), se puder ter um aplicativo de segurança como antivírus em seu smartphone, que permita bloquear possíveis vírus que querem se instalar em seu smartphone, você estará mais protegido.

Mantenha o sistema operacional atualizado: verifique se existe uma versão mais recente de seu sistema operacional. As atualizações costumam trazer “patchs” de segurança, são atualizações que corrigem  brechas que poderiam expor seus dados a terceiros.

Se atendo a esses fatores você pode aproveitar de todos os benefícios oferecidos pelos aplicativos.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s