O que impede o consumidor de comprar via mobile?

Gif-Selo-Flutuante

O uso do smartphone se popularizou de tal forma, que muitas atividades passaram a ser feitas na “palma da mão”. Acesso ao banco, leitura de notícias, e mesmo consultas a órgãos públicos, são exemplos do que pode ser feito com esses pequenos computadores que podemos guardar no bolso.

Mas quando falamos de compras, ainda existe resistência por parte do público, e é isso que aponta uma pesquisa conduzida pela consultoria americana PwC. Eles ouviram americanos, maiores de 18 anos que não costumam comprar pelo smartphone. Entre os fatores que os desestimula a compra pelo aparelho estão os seguintes motivos:

● 33,7% dos consumidores que não compram pelo mobile acham seus celulares muito pequenos para que seja feita uma compra por ele;
● 23,9% deles apontaram que as versões mobile não são fáceis de usar;
● 19% se sentem inseguros de comprar pelo aparelho;
● 17% colocaram a culpa na conexão que, segundo eles, é lenta;
● 15% diz não comprar pelo smartphone porque não tem acesso a redes wi-fi.

No mercado estadunidense, segundo dados do escritório de consultoria eMarketer, pouco mais de 55% dos 147,3 milhões de usuários de smartphone no país, realizam compras por esses dispositivos.

Com relação às informações levantadas pelos consumidores, duas delas podem ser solucionadas pelas próprias lojas virtuais: usabilidade ruim e falta de segurança.

Mesmo que a pesquisa não tenha sido realizada no Brasil, é importante estarmos de olho nesses dados, pois o nosso mercado já começa a prestar mais atenção no mobile. Dessa forma, é preciso desenvolver um plano de conscientização do consumidor sobre a simplicidade e segurança de se comprar por tablets ou celulares. Isso evitará que o e-commerce brasileiro passe por uma estagnação com relação as vendas nessas plataforma.

Segundo o e-Bit, 21,5% das transações do e-commerce no Brasil são realizadas por essas plataformas. O crescimento fica ainda mais claro quando comparamos com os anos anteriores:

mobile

O que deve ser feito para que pontos como usabilidade e segurança no mobile sejam solucionados?

O primeiro passo é pensar no cliente. Hoje, quando acessa seu site pelo mobile, ele encontra a mesma estrutura do site para desktop?  Se a resposta for sim, algo precisa ser mudado.

O mobile pede mais agilidade, por isso, a forma como o produto é apresentado ao consumidor, e todo o fluxo de compra precisam ser pensados para os próprios dispositivos. Algumas marcas têm apostado, por exemplo, em oferecer aplicativos próprios, inclusive propondo descontos especiais para novos clientes que conhecem esses canais. Uma outra solução é a utilização de sites responsivos, que se adaptam de forma inteligente a diferentes plataformas.

Com relação à segurança, se faz necessário comunicar o cliente que suas informações serão preservadas. Se sua loja cumpre o básico, e já possui o certificado digital SSL (cadeado verde na barra de navegação) e também exibe o selo Site Blindado, que atesta que a loja passa por rigorosos testes de segurança e realiza as correções necessárias, basta comunicar o cliente também no mobile – e já existem soluções para isso.

O selo mobile da Site Blindado, por exemplo, foi desenvolvido para ficar visível durante todo o processo de compra, permitindo que o usuário se sinta confortável para finalizar o pedido. Se você já for cliente Site Blindado, basta entrar em contato com o relacionamento da empresa para entender como deve ser o procedimento deste selo.

Ainda não é cliente Site Blindado?

Não é só no mobile que você pode estar perdendo oportunidades de vendas. Uma pesquisa Conecta/Ibope indicou que a falta de segurança em um site faz com que 56% dos consumidores não finalizem a compra.

Um exemplo da perda de vendas por conta da insegurança do consumidor pode ser notada com a Enxovais Ibitinga. Esta loja do interior de São Paulo investiu em segurança e pôde inserir o selo Site Blindado em seu site. Com a exibição do selo, conseguiu aumentar suas vendas em 50%.

Comprar com segurança na internet

Caso queira saber mais sobre a Blindagem de Sites, preencha os dados no formulário abaixo e receba o contato de um de nossos especialistas.

 

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s