Por que o SSL EV ajuda o cliente a identificar a legitimidade do seu site?

Por-que-o-SSL-EV-ajuda-o-cliente-a-identificar-a-legitimidade-do-seu-site

Já é de conhecimento da maioria dos gestores que manter o site criptografado, com o SSL (Secure Socket Layer), é um passo importante para manter o site e e-commerces mais protegidos e garantir maior segurança para quem navega no site.  Por outro lado, nem tantos ainda estão familiarizados com o funcionamento do SSL EV (Secure Socket Layer Extended Validation) e como ele ajuda clientes a identificarem a legitimidade de um site.

Primeiramente precisamos explicar a parte prática do trabalho de segurança: tanto o SSL quanto e SSL EV garantem altos níveis de proteção para as informações que são trafegadas em seu site.

Para ficar mais claro, são informações pessoais ou bancárias que o cliente fornece ao comprar um produto, por exemplo, ou dados de acesso que o site pode fornecer de forma confidencial. Sem o SSL, uma pessoa mal intencionada que descubra uma pequena vulnerabilidade no site poderá simplesmente acessar todo o conteúdo. Com a criptografia as informações são codificadas e protegidas. É como se fosse criado um cadeado que colocasse uma barreira para alguém acessar a informação e só os detentores da chave poderiam obtê-la com facilidade.

Além de evitar riscos, o site criptografado evita prejuízos que um ataque poderia causar, tanto pelo vazamento das informações, exposição da empresa de forma negativa ou mesmo financeiros pela perda de reputação ou de lucro pelo tempo necessário para corrigir o problema.

O SSL comum tem sinais de identificação de segurança, de forma que os clientes podem filtrar em que sites irão navegar, escolhendo aqueles que possuem o HTTPS e o cadeado verde, que indicam que um endereço é criptografado.

O SSL EV tem todas essas vantagens também. Mas ele faz uma validação adicional que é a do CNPJ da empresa. Talvez você já tenha reparado que alguns sites costumam trazer a razão social da empresa na barra de navegação, junto ao HTTPS e o cadeado verde. Este é um indicativo de que eles utilizam uma criptografia com validação extendida.

Certo. Mas, na prática, como o SSL EV pode ser um bom diferencial para a empresa e ajudar o cliente a identificar a legitimidade do site?

Quando o site da empresa passa a estar vinculado ao CNPJ é mais fácil para o cliente reconhecer o site onde costuma comprar. É uma forma de evitar, por exemplo, que um cliente distraído acabe caindo em algum tipo de golpe que utilize uma página similar a de uma empresa reconhecida para atrair e roubar clientes.  Mesmo que a página falsa copie todo o design do site da empresa original ou que invista em um SSL simples nesta página fraudulenta, como ela não estará associada ao CNPJ, fica mais fácil para o cliente entender que há algo errado e aquela não se trata da página em que costuma comprar.

Embora uma página confiável possa optar pelo SSL comum e obter o mesmo tipo de segurança para os clientes, a validação extendida é um adicional para gerar esse maior reconhecimento da empresa pelo público. Para as empresas que frequentemente são alvos de golpistas que utilizam a boa reputação delas para enganar as pessoas, o SSL EV pode ser uma boa saída. Só vale lembrar de manter a comunicação muito clara para seus clientes e utilizar esse recurso para promover seu site e torná-lo reconhecido.

Guia básico ssl

E você, já investe em SSL EV? Como costuma ajudar seu público a reconhecer seu site ou e-commerce?

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s