Segurança de e-commerces: por onde começar

segurança de e-commerce

Um dos pontos que podem impactar diretamente no resultado das lojas virtuais, a segurança, muitas vezes é deixada de lado durante o planejamento dos investimentos a serem realizados por uma loja virtual.

Uma pesquisa conduzida pelo Conecta/Ibope apontou que para 56% dos consumidores, a falta de elementos de segurança em um site impede a realização da compra. É possível notar que a falta de segurança em lojas virtuais pode impactar diretamente na conversão, o que gera efeito em cadeia:

Marketing investe em canais para atrair visitantes > Visitantes chegam à loja, mas não existem conversões > Loja não atinge as metas estipuladas no início do ano

Para evitar que a falta de percepção de segurança seja uma barreira para as conversões de sua loja virtual, se faz necessário incluir em seu planejamento as soluções que se adequem ao seu perfil de negócio e que ajudarão a criar um ambiente mais propenso a compra.

Dentre todas as soluções possíveis para sua loja virtual, a mais básica é o Certificado Digital SSL (Secure Socket Layer). Para o consumidor ele é identificado pelo cadeado verde, acompanhado da sigla HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) na barra de navegação.

A função do certificado digital é criptografar as informações fornecidas pelo cliente como dados bancários, endereço e telefone. Assim, mesmo que esses dados sejam interceptados por terceiros mal-intencionados, eles estarão “embaralhados” e será necessário a utilização de softwares para descriptografar essas informações, dificultando que sejam utilizadas para fraudes ou outro tipo de ação criminosa.

Sugestão: muitos clientes procuram comprar em sites que exibem o cadeado de segurança na barra de navegação, seguindo a recomendação feita por muitos veículos e especialistas em segurança digital.

Outra solução indispensável para seu e-commerce é a Blindagem de Sites. Ao contratar esse serviço o site passa por centenas de testes online, que identificam possíveis brechas de segurança que podem ser exploradas por terceiros com os mais diversos objetivos como, por exemplo, a alteração de informações dos produtos ou mesmo o preço. Além de uma análise inicial, toda semana o site passa por avaliações, e as vulnerabilidades encontradas serão enviadas ao responsável pelo site.

Quando o site passa pela análise e não são identificadas vulnerabilidades, recebe o direito de exibir o Selo Site Blindado, que é utilizado pelas principais lojas virtuais do mercado.

Se posicionado em pontos estratégicos do e-commerce como a área onde fica o botão de compra ou cadastro, o Selo Site Blindado pode contribuir com a conversão da loja virtual. Esse será um dos principais elementos de identificação de segurança em seu site. 

Existem outras soluções, como o WAF (Firewall de Aplicação Web) e o Pentest, que também irão ajudar a tornar o site mais seguro. O primeiro identifica comportamentos suspeitos de acessos, como ataques DDoS, que têm por objetivo tirar o site do ar, gerando um número alto de acessos – maior do que a estrutura do e-commerce está sujeita a receber.

Sua utilização é ainda mais necessária em períodos de grande concentração de compra, como datas sazonais. O Pentest é uma análise manual realizada por um especialista em segurança, que simula ataques ao site para encontrar brechas no sistema. O responsável por essa simulação realiza os testes em ambiente logado, ou seja, acessando as aplicações da loja, ou sem logar, que é quando tenta invadir a aplicação.

Independente das soluções adotadas em seu site, é necessário comunicar seus clientes sobre quão seguro eles estão com as medidas de segurança que você adota. Essa informação aumenta a confiança do público tende a facilitar a compra pelo consumidor.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s