Alerta vermelho! Como descobrir se um site é falso

descobrir se um site é falso

Você sabe descobrir se um site é falso? Isso nem sempre é tão simples de descobrir para quem tem pouco conhecimento sobre a internet. Além disso, alguns hackers podem atuar de maneiras sutis, o que exige uma grande atenção a detalhes.

Por outro lado, tentativas de fraude e golpes não estão restritas à internet e consumidores digitais podem encontrar alguns sinais que ajudam a identificar sites que investem ou não em segurança.

Abaixo estão os principais indicadores que os clientes devem checar para descobrir se um site é falso ou verdadeiro:  

 

1 – Site Oficial

Se você não tem certeza se uma promoção que recebeu por e-mail ou viu no Facebook é da loja que conhece ou de um site que tenta se passar por ela, o melhor é não clicar no link.

Neste caso, vale procurar pelo nome da loja no Google e clicar no site oficial que aparecer.

Pesquise por: Nome da Loja + Site Oficial – em geral, o site tende a aparecer nas primeiras posições da busca orgânica:

descobrir se um site é falso - site oficial

 

2 – Grafia Correta

Quando você entra nos sites originais, o nome da empresa na barra de navegação está escrito corretamente, como você o lê nos logotipos. Veja:

Grafia da barra de navegação:

descobrir se um site é falso - grafia barra de navegação

Grafia do logotipo oficial:

descobrir se um site é falso - grafia correta

Desta forma, desconfie de sites em que o nome da marca tenha alguma letra faltando, sobrando ou com o uso de termos parecidos, mas não exatos.

Os domínios dos sites são informações únicas, por isso, a melhor maneira de identificar se o site é mesmo de uma marca que você conhece.

 

3 – SSL ou SSL EV

O SSL é uma medida que ajuda a evitar a interceptação de seus dados ao comprar em um site. Por isso, vale comprar apenas em sites que tenham esse serviço de segurança, que pode ser identificado pelo HTTPS na barra de navegação acompanhado do cadeado verde.

descobrir se um site é falso - ssl

Já o SSL EV pode ajudar a identificar sites originais com maior facilidade. Estes sites, além de possuírem a criptografia para proteger informações de usuários, passam por uma validação de CNPJ. Com isso, ficam com uma identificação da razão social (nome da empresa) na barra de navegação. Assim:

descobrir se um site é falso - ssl ev

4 – Selo Site Blindado

A Blindagem de Sites é uma medida de segurança que ajuda a identificar e corrigir falhas que facilitariam uma invasão. Com isso, os sites que passam pelo serviço recebem uma identificação que é o selo Site Blindado. Veja um exemplo:

descobrir se um site é falso - selo site blindado

Mas a imagem acima é uma ilustração estática do selo. O original é clicável, e a audição é atualizada diariamente. Desta forma, quem vê o selo real irá encontrar o dia e mês que fizer o acesso.

Portanto, um acesso no dia 24 de novembro de 2017, por exemplo, deverá mostrar a data de audição como “24-NOV”. Ao clicar no selo, a data também deve estar atualizada no campo “Última busca de vulnerabilidades”. Veja um exemplo:

descobrir se um site é falso - selo site blindado 2

Outra forma de identificar o selo original é enviando o link para o Canal Verifique da Site Blindado.

Além do site, é preciso escrever seu nome, e-mail e clicar em enviar. A Site Blindado irá comunicá-lo se o selo do endereço enviado é ou não é original.

 

5 – Confiança

Um site real sempre irá zelar pela relação com seus clientes. Por isso, eles geralmente prezam por fornecer o número do CNPJ, endereço físico (quando houver), números de telefone. Além disso, outros clientes falam bem deles em sites, redes sociais e eles não possuem muitas reclamações não atendidas em sites como o Reclame Aqui.

descobrir se um site é falso - confiança

Procure também ler e ouvir depoimentos de outros clientes que já compraram no site.

 

6 – Registro.br

Se o site tiver um domínio “.com.br” você pode procurá-lo no site Registro.br. Ali será possível verificar o CNPJ em que o site foi cadastrado. Depois, é possível entrar no site da Receita Federal e procurar pelo registro da empresa, como data de registro, situação cadastral e endereço.

 

7 – Desconfie de ofertas absurdas

Se a loja oficial vende um aparelho celular por R$2.000,00, mas você encontrou o mesmo item por R$1.000,00, metade do preço, é de se estranhar.

Algumas grandes lojas do varejo chegam a conseguir boas condições de compra a ponto de venderem o item mais barato que a própria fabricante. Por outro lado, o desconto dificilmente chegará a uma diferença tão grande.

Ofertas boas demais para ser verdade, quase sempre são mentira. Geralmente elas escondem uma tentativa de fraude ou a venda de um produto ilegal, que não possui nota fiscal e garantia da fabricante ou é roubado.

 

8 – Compartilhe sua experiência

Não deixe de dividir sua experiência de compra com outras pessoas, indicando lojas para seus amigos ou denunciando sites falsos.

É natural que vez ou outra, mesmo uma loja idônea enfrente problemas como atrasos na entrega, por exemplo, mas isso é bem diferente de um site falso que rouba dinheiro ou informações do cliente. Se passou por uma experiência dessas, denuncie o site falso e informe outras pessoas para evitá-lo.

 

Boas compras na Black Friday – e procure pela Site Blindado. Nosso selo já está presente nas principais lojas virtuais do país para te proteger!

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s