8 tipos de criptografia que você deve conhecer

tipos de criptografia

Cada vez mais em voga, o SSL, ou seja, a criptografia de sites que protege informações trafegadas e dados de clientes, deixou de ser diferencial para os websites há muito tempo. Hoje está muito claro quanto essa medida é importante para proteger a segurança da informação, passar mais confiança para os clientes fecharem negócio e até mesmo para posicionar melhor os sites na busca. O SSL, vale lembrar, passou a ser considerado como um critério de desempate no ranking de buscas do Google.

Por outro lado, o certificado SSL é apenas a forma mais básica de criptografia e pode funcionar bem para certos websites, enquanto em alguns casos, como endereços com muitos sub-domínios, podem se beneficiar mais de outros protocolos.

SSL Wildcard, Multidomínio, EV: existem 8 tipos de criptografia que podem proteger não apenas os sites, mas inclusive códigos fonte de aplicações e e-mails. Abaixo explicamos cada uma delas e quando podem ser utilizadas Confira!

 

1) Criptografia Simples (SSL)

A criptografia simples é uma medida de segurança recomendada para todos os sites, mas em especial aos que solicitam alguma informação sensível de clientes, como dados pessoais ou bancários. Ela valida a URL de domínio do site e protege as informações. É identificado pelo HTTPS na barra de navegação.

 

2) Criptografia de Validação Estendida (SSL EV)

A criptografia de validação estendida é comum em grandes players do mercado, pois também valida e identifica a razão social da empresa, passando maior confiança ao consumidor de que o site que acessou é realmente da empresa que confia. É identificado pelo HTTPS acompanhado da razão social da empresa na barra de navegação.

 

3) Certificado WildCard

Protege também os subdomínios da URL certificada, ainda que estejam em servidores diferentes. Exemplo: Wildcard para “.marca.com.br” pode ser usado em “carrinho.marca.com.br”, “webmail.marca.com.br” e etc. Todos os subdomínios serão identificados pelo HTTPS na barra de navegação.

 

4) Certificado Multidomínio (MDC)

Indicado para empresas que possuem muitos domínios diferentes e pretendem certificar todos eles. Concentra o processo na emissão de um único SSL que pode validar até 210 domínios, após a validação de todas as informações. Todos os domínios serão identificados pelo HTTPS na barra de navegação.

 

5) Certificado Multidomínio EV (MDC EV)

Semelhante ao MDC no sentido de validar vários domínios em um único serviço, mas com os benefícios da validação estendida. Todos os domínios serão identificados pelo HTTPS acompanhado da razão social da empresa na barra de navegação.

 

6) Certificado Multidomínio SAN (UCC)

Valida multidomínios apenas de aplicações em Microsoft Exchange (OWA, SMTP, Autodiscovery, ActiveSync, e Outlook Anywhere) com apenas um certificado e endereço IP por servidor. Contempla até 210 fqdn’s (Fully qualified domain name) e todos precisam ser validados no momento da emissão.

 

7) Certificado CodeSign

Permite que desenvolvedores de softwares assinem digitalmente o código fonte da aplicação. Pode ser usado para assinatura de códigos em JAVA (.jar), Microsoft (arquivos .exe, .cab, .dll, .ocx, .msi, .xpi e .xap inclusive VBA), Adobe (AIR) e também plataformas Mobile (Windows Phone, IOS e Android).

 

8) Criptografia para e-mails (S/MIME)

Permite a criptografia e assinatura de e-mails, garantindo a procedência das mensagens enviadas e recebidas. É indicado para empresas que precisam de sigilo e proteção em questões jurídicas, onde e-mails podem ser utilizados como provas em alguns contextos.

 

Você já conhecia todas elas? Quais acredita que são mais relevantes para seu negócio?

4 comentários sobre “8 tipos de criptografia que você deve conhecer

    • Olá, Evando!

      Por favor, nos passe um número de telefone para que possamos entrar em contato com você.

      Os comentários são todos moderados e seu número ficará em sigilo :)

      Abraços,

      Equipe Site Blindado

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s