ameaças cibernéticas

Segurança de site e e-commerce

3 ameaças cibernéticas que podem afetar a sua loja virtual em 2019

25 abr , 2019  

As ameaças cibernéticas continuam desafiando as equipes de segurança de sites e e-commerces por todo o mundo. Por esse motivo, é muito importante que você faça o monitoramento constante, entenda quais são as principais ameaças e consiga proteger não apenas a sua loja virtual, como também a privacidade das informações dos seus clientes.

Quais são as ameaças cibernéticas mais comuns?

Apesar de antigas, existem ameaças cibernéticas que ainda surgem com frequência e podem trazer grandes prejuízos para o seu negócio. São elas:

Phishing

O phishing continua sendo uma das formas mais simples pelas quais os hackers enganam os usuários para que revelem suas informações pessoais.

Normalmente são feitos por e-mail ou direcionados a websites falsos. Os ataques costumam utilizar logotipos reais de empresas ou links com aparência realista. Os phishings são usados para informações, como:

  • dados bancários de pessoas e empresas;
  • senhas de contas, redes sociais e cartão de crédito;
  • números de documentos, como cpf ou rg.

Além disso, golpes de phishing também podem instalar softwares maliciosos e ainda infectar computadores com vírus.

Bots e vírus

Os bots são programas maliciosos que levam problemas a um computador. Parecidos com os vírus, eles podem ser reprogramados para realizar diversas tarefas e atacar outros computadores, redes e sites. Sendo assim, os bots são considerados vírus mais inteligentes e, por isso, são mais valiosos para os hackers.

Para evitar esses problemas, mantenha os certificados SSL sempre atualizados, invista em proteção antivírus de qualidade e oriente seus funcionários em relação a práticas de segurança na internet.

Ransomware

Também conhecido como sequestrador de computadores, o ransomware tem como objetivo infiltrar e comandar sistemas de tecnologia. Depois de infectado, esse malware restringe e controla o uso ao sistema. Sendo assim, qualquer empresa que esteja conectada à internet pode correr riscos com esses ataques.

Dessa forma, quando a vítima vai usar o computador, aparece uma mensagem na tela com a cobrança de um “valor de resgate”, para desfazer o problema e permitir que os recursos do computador voltem a ser utilizados.

Se o resgate não for pago, os cibercriminosos podem até mesmo fechar as operações de uma empresa ou ainda excluir arquivos importantes para os negócios. Para evitar essa ameaça, garanta que seus arquivos sejam armazenados em backup com segurança.

Agora que você já conhece melhor sobre 3 ameaças cibernéticas, aproveite para aprender também sobre como proteger um site de SQL Injection!

, , , , , , , ,