Segurança de site e e-commerce
Já ouviu falar em ataque de negação de serviço? Existem dois tipos: o ataque DoS e o ataque DDoS. Considerados um dos ciberataques mais comuns na atualidade, ambos não têm como objetivo roubar dados ou informações. A finalidade é somente derrubar o site tirando-o do ar e fazendo com que ele não consiga mais receber acessos.
Para realizar esse tipo de ataque, basta os criminosos enviarem diversos pedidos de acesso simultaneamente. Assim, conseguem esgotar a capacidade de resposta de um provedor e deixá-lo indisponível.
Abaixo, listamos as diferenças entre ataques DoS e ataques DDoS. Fique por dentro!
Esse ataque de negação de serviço provém de um único computador, ou seja, um único endereço de IP. Através dele, o criminoso envia diversas requisições de uma só vez. Isso sobrecarrega o servidor e, consequentemente, prejudica o site de receber acessos ou novas solicitações.
Já o ataque DDoS acontece quando as solicitações são feitas por pessoas diferentes a um único site, o que também sobrecarrega o sistema e impede novos acessos. Portanto, ao contrário do ataque DoS, as requisições não são feitas em um só computador e nem de um só IP.
O WAF (Firewall de Aplicação Web) pode ser uma excelente estratégia para evitar um ataque de negação de serviço no seu site. Afinal, essa solução de segurança tem a função de proteger as aplicações web de ataques e invasões ativamente.
Outros benefícios do WAF são a possibilidade de você configurar regras personalizadas e economia de banda, gerada com a diminuição de tráfego impróprio que a aplicação evita que chegue ao site.
Além disso, uma vantagem do WAF é a proteção efetiva de DDoS. Ela pode ajudar sua empresa a não sair do ar, evitando custos abusivos quando estiver sob o ataque de negação de serviço.
Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco!
Leia também:
Deseja ter um e-commerce seguro? Conte com a Site Blindado!
Saiba quais são os principais tipos de fraude no comércio omnichannel
Velocidade de carregamento X Segurança: existe correlação?
ataque DDoS, ataque DoS, evitar invasão, invasão de sites, WAF