ataque de negação de serviço

Segurança de site e e-commerce

Ataque de negação de serviço: como evitar?

4 jun , 2019  

Já ouviu falar em ataque de negação de serviço? Existem dois tipos: o ataque DoS e o ataque DDoS. Considerados um dos ciberataques mais comuns na atualidade, ambos não têm como objetivo roubar dados ou informações. A finalidade é somente derrubar o site tirando-o do ar e fazendo com que ele não consiga mais receber acessos.

Como acontece um ataque de negação de serviço?

Para realizar esse tipo de ataque, basta os criminosos enviarem diversos pedidos de acesso simultaneamente. Assim, conseguem esgotar a capacidade de resposta de um provedor e deixá-lo indisponível.

Abaixo, listamos as diferenças entre ataques DoS e ataques DDoS. Fique por dentro!

Ataque DoS

Esse ataque de negação de serviço provém de um único computador, ou seja, um único endereço de IP. Através dele, o criminoso envia diversas requisições de uma só vez. Isso sobrecarrega o servidor e, consequentemente, prejudica o site de receber acessos ou novas solicitações.

Ataque DDoS

Já o ataque DDoS acontece quando as solicitações são feitas por pessoas diferentes a um único site, o que também sobrecarrega o sistema e impede novos acessos. Portanto, ao contrário do ataque DoS, as requisições não são feitas em um só computador e nem de um só IP.

Como evitar o ataque de negação de serviço?

O WAF (Firewall de Aplicação Web) pode ser uma excelente estratégia para evitar um ataque de negação de serviço no seu site. Afinal, essa solução de segurança tem a função de proteger as aplicações web de ataques e invasões ativamente.

Outros benefícios do WAF são a possibilidade de você configurar regras personalizadas e economia de banda, gerada com a diminuição de tráfego impróprio que a aplicação evita que chegue ao site.

Além disso, uma vantagem do WAF é a proteção efetiva de DDoS. Ela pode ajudar sua empresa a não sair do ar, evitando custos abusivos quando estiver sob o ataque de negação de serviço.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco!

Leia também:

Deseja ter um e-commerce seguro? Conte com a Site Blindado!

Saiba quais são os principais tipos de fraude no comércio omnichannel

Velocidade de carregamento X Segurança: existe correlação?

, , , ,

By