A taxa de conversão de vendas é o número de visitantes que compraram no seu site após realizarem uma visita.
Essa taxa pode ser calculada dividindo o total de conversões, ou seja, o número de compras realizadas no site pela quantidade de pessoas que acessaram ele.
Digamos por exemplo que no mês passado você recebeu um total de 5.000 visitas na sua loja virtual e realizou 1000 vendas. Logo, sua taxa de conversão seria de 20%.
1.000 (total de vendas)/5.000 (total de visitas) = 0.2 ou 20%.
Conversão pode ser qualquer ação que você deseja que o cliente faça dentro da sua página. Porém, nesse caso, estamos considerando apenas a conversão no momento de compra, com fechamento de pedido.
Contudo, é possível melhorar o site para garantir uma melhor taxa de conversão de vendas. Confira algumas dicas a seguir.
Cerca de 20% de todas as desistências de compras acontecem por problemas no site. Esses problemas podem ser graves, como quedas, erro no carregamento, links quebrados que não redirecionam para o produto desejado e lentidão, ou podem ser pequenos, como imagens de produtos em má resolução e textos incompletos.
Fique atento também à responsividade do seu e-commerce, pois boa parte das compras são feitas por celulares ou tablets. Para entender como funcionam as boas práticas e melhorar a responsividade e posicionamento da sua página, confira esse texto.
O ser humano é naturalmente visual. Isso significa que algo bonito nos chama mais atenção, e essa regra também se aplica aos sites na internet.
Contudo, não quer dizer que seu e-commerce precisa possuir um layout futurista e cores vibrantes. Definitivamente não. Mas com certeza ele deve conter um visual adequado ao gosto do seu público e seguir uma identidade do seu negócio.
Por exemplo, uma loja virtual que vende produtos esportivos precisam ter cores fortes e repassar dinamismo/ movimento em suas formas. Por outro lado, uma página que vende livros pode conter tons mais pastéis e um visual limpo, repassando a sensação de paz e tranquilidade.
Seja em lojas físicas ou virtuais, as pessoas só compram em lugares que confiam. Sendo assim, de nada adianta ter um site com visual apropriado, veloz, simples e intuitivo, se não for criado em um ambiente seguro.
Entre os cuidados essenciais que você deve tomar está investir em um certificado SSL, porque ele é responsável por criptografar os dados dos usuários, dificultando ações de criminosos em tentativas de roubos de senhas ou número de cartão de crédito.
Quando você implementa um certificado SSL, o endereço do seu site muda, o protocolo HTTP se torna HTTPS. Isso faz com que os mecanismos de busca avaliem seu e-commerce como seguro, consequentemente o posicionamento será melhor, mais pessoas visitarão sua página e é claro, sua taxa de conversão nas vendas tende a aumentar.
Percebe como uma coisa influencia a outra? Agora, saiba mais sobre segurança na internet e como se defender de ataques.
Leia também:
Velocidade de carregamento x Segurança: existe correlação?
Como identificar se as vendas no e-commerce são legítimas
Deseja ter um e-commerce seguro? Conte com a Site Blindado!
aumentar as vendas, navegar na internet, velocidade do site, vendas na internet