black friday

Dicas de segurança na internet

Black Friday: dicas para aproveitar descontos com segurança

2 out , 2018  

Uma das datas mais esperadas pelos consumidores, a Black Friday, que neste ano será no dia 23 de novembro, é uma excelente oportunidade para comprar produtos e serviços com ótimos descontos e valores abaixo da média do mercado. Porém, é necessário que você tome alguns cuidados para não cair em golpes, fraudes e armadilhas.

5 dicas para realizar compras com segurança na Black Friday

Separamos algumas dicas de compra segura na internet. Confira!

1. Suspeite dos preços muito abaixo da média

Apesar da Black Friday ser famosa pela redução de preços nos mais variados produtos, não deixe de ficar atento se o valor de algum item estiver muito abaixo da média oferecida pelos concorrentes. Uma boa alternativa é realizar pesquisas em sites comparadores de preços, como Buscapé, Zoom ou Google Shopping.

2. Procure a reputação do site em que pretende comprar

Sempre procure na internet pela reputação do site em que você pretende realizar a compra. Alguns Procons, como a Fundação Procon/SP, contam com uma lista com sites que devem ser evitados pelos consumidores.

Além disso, no site Reclame Aqui, por exemplo, é possível encontrar uma base completa com reclamações sobre empresas brasileiras. Assim, quando você se interessar por algum produto, mas ainda não conhecer a procedência do e-commerce, pode analisar as reclamações de outros clientes e conhecer melhor o histórico da empresa.

3. Faça o cadastro nos sites com antecedência

Cadastre-se com antecedência nos sites que você tem interesse em comprar na Black Friday. Assim, além de acompanhar as promoções que serão realizadas na data, você poderá ainda analisar se o produto está realmente com preço menor, evitando o famoso problema de pagar pela “metade do dobro”.

4. Tenha cuidado com e-mails fraudulentos

Atente-se para não cair nos golpes aplicados por e-mails, que podem conter anexos infectados e links que podem te levar a sites fraudulentos, além de também correr o risco de instalar malwares no computador ou dispositivo móvel. Portanto, o ideal é que você entre direto no site oficial da loja, evitando os links duvidosos.

5. Confira se o e-commerce possui Certificado Digital SSL

Ao comprar em e-commerces, é necessário inserir alguns dados pessoais, como números de cartões, senhas, endereço residencial, entre outros. Por esse motivo, é fundamental verificar se a loja virtual possui o Certificado Digital SSL.

Para isso, basta conferir se aparece um cadeado de segurança na barra de endereço do navegador e, também, verificar o escrito “https//”. Isso serve para garantir que todas as informações digitadas por você somente poderão ser visualizadas pelo lojista e que seus dados não serão roubados por terceiros.

A Site Blindado é a principal parceira de segurança online para sites institucionais e e-commerces na América Latina. Precisa de mais dicas para aproveitar com segurança os descontos da Black Friday? Entre em contato conosco!

,