logar com Facebook

Dicas de segurança na internet

O que acontece com nossos dados quando usamos o botão “logar com Facebook” ou “logar com Google”

18 out , 2018  

Provavelmente você já notou que atualmente muitos sites permitem que você acesse suas páginas ao logar com Facebook ou com o Google através de um botão de autenticação, o que dispensa a necessidade da criação de um novo usuário e uma nova senha para cada serviço que você utiliza na internet. Porém, existem vantagens e desvantagens ao apostar neste tipo de login em diversos sites. Confira abaixo!

Existe algum risco de segurança ao logar com Facebook?

Muitas vezes, a tecnologia pode ser utilizada de forma incorreta, facilitando a entrada de hackers e tornando mais fácil a interceptação de dados. Caso isso aconteça, a conveniência de logar com o Facebook ou a API de login do Google pode funcionar contra você.

Profissionais de segurança já alertaram sobre o quão perigoso é utilizar a mesma senha em diversas contas. Assim, ao utilizar o seu login do Facebook/Google, você passa a ficar vulnerável, já que uma vez que os hackers terão um token que permite confirmar sua identidade, poderão entrar também nos outros sites e aplicativos que você costuma acessar.

Além disso, o uso da rede social para realizar o login em outros sites vai ainda diminuir a sua privacidade por conta da forma que os dados podem ser enviados entre o site e o Facebook.

Quais são os benefícios de logar com Facebook?

Apesar das desvantagens, existem alguns benefícios relacionados ao momento de logar com Facebook. Fique por dentro:

  • Não existe mais a necessidade de criar ou lembrar usuários e senhas diferentes;
  • Apesar de correr riscos, a chance de você ser hackeado é menor, pois sua senha ficará muito mais segura nos servidores das redes sociais;
  • Se o site que você acessar for invadido, não haverá nenhuma conta real das suas informações para ser perdida;
  • Você pode utilizar a autenticação com dois fatores: um segundo método de verificar sua identidade;
  • Os recursos do Facebook são levados ao site que você fez login. Assim, você pode compartilhar suas atividades com mais facilidade.

Hoje, muitas empresas já contam com ótimos serviços de segurança que ajudam a proteger os seus sites institucionais e e-commerces contra invasores. A Site Blindado, por exemplo, oferece soluções variadas de segurança online, tornando a experiência de compra dos usuários muito mais confortável.