Dicas de segurança na internet
Se você ainda não sabe como fazer compras pela internet e agora acha que é o momento certo, seja bem-vindo ao clube que conta com mais de 50 milhões de consumidores online e que foi responsável por movimentar algo em torno R$12,74 bilhões no primeiro semestre de 2013, somente no Brasil.
Você verá que existem muitas vantagens em se comprar no universo online, são inúmeras lojas, produtos e serviços que não deixam nada a desejar aos centros comerciais e shoppings centers. Além do mais, você irá economizar com gasolina, estacionamento e não irá cair na tentação de ser levado pelo impulso de uma vitrine.
Mas como tudo é novo para você, vamos lhe apresentar uma espécie de mapa para não se perder na hora de realizar sua primeira compra. Se seguir as dicas de como fazer compras pela internet que iremos te apresentar, estará mais seguro.
O que você quer comprar? Defina o que irá comprar e as características que espera do produto. Isso evita que compre algo sem utilidade para você.
Definido o produto que vai comprar, escolha a loja. Como você ainda está começando no e-commerce, não arrisque comprar de lojas desconhecidas. Procure sites de empresas que você já conhece como Americanas, Submarino, Shoptime, Casas Bahia, Ponto frio e Ricardo Eletro.
Além de optar por lojas conhecidas, outros fatores devem ser considerados para saber como fazer compras pela internet, afinal não só de nome se vive uma empresa, é preciso oferecer um pacote de serviços adequados. Por isso separamos algumas perguntas para que você faça antes de saber exatamente como fazer compras pela internet:
Após realizar a escolha do produto, será necessário efetuar um cadastro com todas as suas informações pessoais, muita atenção nessa parte do processo. Neste momento, em que existe a necessidade da inserção de seus dados pessoais, só o faça se a página oferecer segurança a você, caso contrário não continue com o processo.
Após definir o produto, o site em que deseja comprar e realizar o cadastro, será hora de efetuar o pagamento. Verifique quais os meios de pagamento a empresa oferece. Os meio mais comuns são:
Os empresários tem a opção de direcionara o pagamento do usuário para duas frentes. Para o consumidor não existe muita diferença, mas é importante saber que você encontrará duas formas distintas para efetuar o seu pagamento.
Vale reforçar que uma empresa pode optar por qualquer um deles, não existe uma forma padrão adotadas por todas as empresas.
Nesse modo o pagamento é realizado direto no site da empresa que você está comprando. Nesse formato o consumidor realiza o pagamento, independente do meio (crédito, débito online ou boleto) direto com a empresa. Mas vale a pena ressaltar que você não deve inserir seus dados bancários em uma página que não possua uma conexão segura com HTTPS.
Não se assuste se após escolher o produto e a forma de pagamento, você for para em uma página nova. Na verdade você será direcionado a uma página que é a do intermediador de pagamento. Os mais comuns são o PagSeguro e o MoIP. Esses são bem famosos e muito utilizados por e-commerces. Nesse formato, quando você fechar a compra, é direcionado ao intermediador da empresa escolhida pelo lojista. Os meios de pagamento também seguem rigorosos procedimentos de segurança e vão servir como ponte para o pagamento. Desconfie apenas de empresas que não sejam conhecidas, caso tenha dúvida se informe com a empresa em que está realizando a compra.
Verifique o valor que é cobrado pelo frete e se a transportadora realiza a entrega em seu endereço, não corra o risco de comprar sem poder receber.
A empresa oferece suporte técnico para que você possa tirar dúvidas sobre a entrega do produto ou fazer qualquer tipo de reclamação a respeito do funcionamento dele? Só compre se essas informações e os canais de contato estiverem claros, faça um teste para saber se eles existem
Segundo normas internacionais de segurança, todas as páginas em que existe a troca de informações, como no caso de uma tela de cadastro, é necessário uma certificação de segurança que proteja o cliente e as informações ali inseridas.
Essa certificação é o SSL, que se trata de um certificado digital adotado em todo o mundo com o objetivo de criptografar todas as mensagens inseridas no site para evitar que terceiros, sem autorização, acessem o seu conteúdo e os utilizem de má fé.
Para verificar se a página contém o certificado SSL, verifique se a barra de endereço mostra o cadeado verde e o endereço do site começa com HTTPS.
Se mesmo com as dicas você continuar inseguro, temo uma indicação para que você compre sem medo. A Site Blindado, maior empresa de segurança da internet da América Latina possui um site onde é possível identificar se o site possui blindagem.
Utilize o Verifique para saber se o site é blindado ou não.
Siga todas as instruções de como fazer compras pela internet e boas compras!
navegar na internet, sites seguros para comprar