Segurança de site e e-commerce
Se há um ponto em que não é possível se descuidar é ao fazer um bom planejamento de segurança para o e-commerce.
As implicações de não se atentar a isso podem ser severas para o negócio, gerando ataques, vazamento de informações da empresa e clientes, queda do site (e perda de vendas) e o comprometimento da reputação da marca, que pode afastar os consumidores por um longo período. Ou seja: um trabalho de anos pode ser comprometido em pouquíssimo tempo.
O planejamento de segurança do e-commerce é uma forma de anteceder todos os riscos, encontrando vulnerabilidades no site e corrigindo todas elas, criando uma barreira de proteção ativa e protegendo informações trafegadas por ele. A seguir, separamos todas as etapas que seu plano de proteção da loja virtual deve conter.
Tanto as análises automatizadas (Blindagem de Sites) quanto as que são manuais (Pentest) são muito importantes nessa etapa.
A checagem de vulnerabilidades do e-commerce é uma forma de encontrar erros na configuração que criam algum tipo de brecha de segurança. Estas brechas podem ser descobertas por alguém mal-intencionado e exploradas por esta pessoa, de forma a obter informações privilegiadas do negócio e clientes.
Caso seu e-commerce ainda esteja no começo, saiba que a criptografia é o ponto mais básico na segurança de qualquer loja virtual. Ela protege as informações que seu cliente coloca no carrinho, embaralhando os dados de tal maneira que apenas o servidor da loja virtual poderá interpretá-las.
A proteção por criptografia (SSL) precisa, indispensavelmente, estar presente em seu planejamento de segurança para o e-commerce. E, caso você já tenha proteções básicas, vale monitorar seu crescimento e considerar validar seu CNPJ por meio de uma criptografia de validação estendida (SSL EV).
O firewall de proteção web cria uma proteção ativa contra ataques e invasões no site. Ele irá evitar que seu e-commerce receba tráfego impróprio e que também ganhe tempo para corrigir vulnerabilidades.
O firewall, conhecido como WAF, possui uma proteção efetiva de DDoS, que auxilia empresas a não saírem do ar se estiverem sob ataques de negação de serviço. A proteção também evita os custos gerados por ficarem fora do ar.
Um bom planejamento de segurança precisa envolver sua equipe neste objetivo em comum. É preciso que todos os colaboradores conheçam suas responsabilidades e concessões de acesso e, em especial aqueles que tenham perfil de administrador, sejam muito criteriosos com a criação e compartilhamento de informações com novos usuários.
Pessoas com acesso administrativo devem ser de sua inteira confiança e mesmo os colaboradores com restrições de acesso, precisam ser orientados para trocar senhas regularmente, escolhendo chaves fortes e protegendo as informações confidenciais.
Conte com um fornecedor de segurança de sua inteira confiança: com boa reputação no mercado, que utilize indicadores do OWASP, preste suporte conforme suas necessidades e consiga te atender em todos os serviços que você precisa para proteger seu e-commerce.
O fornecedor de segurança não pode ser escolhido às pressas, já que a empresa terá muita proximidade com as informações de seu negócio. Opte por quem puder te entregar credibilidade, experiência e uma boa suíte de serviços.
A etapa final do planejamento de segurança é focada em informar seus clientes sobre suas ações. Você não precisa dar tantos detalhes do que há por trás de sua plataforma, mas o próprio navegador irá sinalizar que seu site possui SSL, o que pode aumentar seu número de conversões.
O uso do selo de Blindagem de Sites é outra medida que pode atrair mais clientes. Quando eles utilizam o canal “Verifique” podem descobrir que seu site está protegido.
Esta são todas as medidas básicas que seu planejamento de segurança para o e-commerce deverá incluir. Você já cumpriu todas as etapas e mantém sua loja virtual e clientes protegidos?
Leia também:
Segurança do e-commerce: medidas essenciais
Por que investir em segurança do site?
Percepção de segurança ajuda o e-commerce a vender?
segurança da informação, segurança para e-commerce, segurança para site