Segurança de site e e-commerce
Cada vez ouvimos mais sobre vulnerabilidades em aplicações web, envolvendo os riscos de roubos de informações, propriedades intelectuais e outros problemas frequentemente causados por sites de empresas que descuidam da segurança.
Por isso, torna-se cada vez mais urgente que os sites conheçam as principais falhas de segurança em aplicações web e, principalmente, como se proteger delas.
Embora as empresas brasileiras mantenham o ataque cibernético apenas em 23° lugar de sua lista de preocupações, conforme uma pesquisa promovida pelo World Economic Forum (WEF), empresas dos EUA tratam este fator como a principal preocupação. E a tendência é que, a medida que a cultura digital amplie por aqui e o usuário ganhe maturidade sobre os riscos de falhas nos processos de troca e armazenagem de suas informações, essa preocupação com a cibersegurança da empresa também se integre mais à nossa cultura.
De olho nos problemas mais comuns de segurança, listamos algumas formas que ajudam a identificar vulnerabilidades em aplicações web e sinalizam que é hora de agir para diminuir riscos de ser invadido e ter suas informações violadas por alguém mal-intencionado. Veja abaixo o que verificar para fortalecer a segurança de suas aplicações:
Para não viver apenas tendo que “apagar o fogo” quando precisa, o ideal é que a empresa fortaleça o sistema antecipadamente, quer seja contratando serviços de consultoria de segurança, pentest ou, claro, tendo o mínimo de segurança no site que é a criptografia das informações (por meio do SSL). É sempre válido reforçar que ataques surgem da combinação de diversos fatores: um agente de ameaça, que é alguém mal-intencionado, interagindo com um sistema, que pode ser o de qualquer um de nós, e que pode haver uma vulnerabilidade de segurança, uma fragilidade que facilite a ação do criminoso que poderá explorar essa brecha e causar um impacto negativo para a vítima.
De certa forma, há várias analogias possíveis com os crimes cometidos offline e o que pode destoar em alguns casos é que as pessoas estão muito mais preparadas para entender que é preciso colocar uma fechadura que tranque bem as portas de sua casa ou empresa, mas poucos entendem que sites requerem igualmente esses obstáculos para que as pessoas mal-intencionadas não encontrem as portas abertas para roubar as informações que desejam.
Por isso, o melhor é compreender a importância de gerir bem a segurança de suas aplicações, os riscos que o descaso com ela poderá oferecer, e começar a trabalhar duro para resolver as vulnerabilidades em aplicações web, “tapando” as brechas do site que poderiam facilitar o acesso de gente que não deveria entrar ali!
aplicações web, como identificar falhas, segurança da informação, segurança para site, vulnerabilidades