Dicas de segurança na internet
A internet facilita a nossa vida, não é mesmo? Muitas das atividades que realizamos hoje podem ser feitas por meio dela.
Internet Banking, comunicação com amigos, emissão de documentos fiscais e compras são exemplos das facilidades que a internet nos apresenta. Mas essa necessidade constante de conexão com a internet nos traz alguns desafios no dia a dia.
Um deles é a questão do wi-fi, disponibilizado de forma gratuita em vários pontos dos grandes centros urbanos. Mas esse não é o único risco digital “da rua”. Outro cuidado que precisamos ter é com relação a utilização de computadores de uso público, pois oferecem riscos à sua segurança.
Quando falamos de uso público, incluímos aqui as bibliotecas, pontos de acesso populares, escolas e faculdades, além, claro, do ambiente de trabalho. É preciso se atentar ao uso de computadores nestes espaços evitando correr riscos de segurança. Isso vale, principalmente, em relação à compra e outras ações que trafegam dados sensíveis, como informações pessoais, bancárias e senhas.
O conselho é evitar fazer suas compras em lugares públicos, optando sempre por realizá-la em ambiente doméstico, usando seu próprio computador ou smartphone.
Ao comprar em computadores públicos ou mesmo particulares, mas que não sejam seus e sim de terceiros, você estará exposto a alguns problemas, dentre eles:
● Risco de vírus de captação de dados: existem espécies de vírus que podem estar escondidos em programas comuns de download de jogos, vídeos, músicas e afins. Eles podem guardar dados sensíveis digitados no computador – como suas informações bancárias, por exemplo. Essas informações podem ser utilizadas para clonagem de cartão ou mesmo para movimentações da conta e compras online em seu nome.
● Alguém estar de olho no que você digita: além de vírus que podem coletar seus dados, é possível que alguém esteja de olho no que você está digitando e utilize esses dados sem que você perceba.
● Esquecer de sair dos programas e sites que acessar: você simplesmente poderá se esquecer de sair do programa ou da loja virtual (logout). Com isso, o próximo usuário do computador, mesmo sem se esforçar, terá acesso a sua tela de cadastro e poderá acessar suas informações, fazer as alterações que desejar ou usá-las para outros fins.
Esses são alguns dos riscos que você pode correr ao utilizar computadores públicos ou de outras pessoas para realizar compras online.
Mas, claro, lembre-se que mesmo comprando em casa ou em seu smartphone, é sempre importante estar atento a elementos de segurança como:
HTTPS – é o cadeado verde que fica localizado na barra de navegação. Ele identifica que a loja protege os dados solicitados, dificultando a ação de pessoas mal-intencionadas que desejam ter acesso a essas informações.
Blindagem de Sites – verifique se a loja utiliza o já consolidado selo Site Blindado. Ele mostra que a loja passa por testes de vulnerabilidades que podem ser exploradas por pessoas mal-intencionadas e realiza as correções necessárias. Marcas como Submarino e Americanas.com utilizam o Selo Site Blindado.
Seguindo essas dicas suas compras serão mais seguras, e você só precisa se preocupar em receber o produto em casa.
Leia também:
Wi-Fi público: o que sempre (e o que nunca) deve ser feito
8 sinais de que você precisa de ajuda para comprar com segurança
24 dicas para manter sua segurança na internet
crimes virtuais, navegar na internet, segurança na internet