Segurança de site e e-commerce
Você cria um site, pensa em todos os processos, os produtos e serviços que serão ofertados por ele.
Investe um bom dinheiro em publicidade e divulga em todas as redes sociais. Afinal, você quer atrair visitantes e acredita que será um sucesso.
O seu site e o conteúdo disponível tinham tudo para dar certo, mas infelizmente um problema grave aconteceu e os seus visitantes, que gostaram daquilo que era ofertado e mantiveram o número de pageviews alto nos primeiros dias de site no ar, desapareceram.
O motivo? Eles foram avisados pelos buscadores e servidores que o seu site não é seguro. O seu portal está transmitindo malware para seus visitantes. Um situação ainda mais delicada é com relação a sua reputação, afinal, mesmo após a correção você ficará marcado como um site inseguro e, a credibilidade da sua empresa pode sofrer com isso. Por isso é importante se prevenir.
Listamos alguns dos motivos que levam alguém a invadir o seu site:
A utilização de um anti malware é indicada para que esse risco possa ser identificado e eliminado pelo administrador da rede. Geralmente ele age como se fosse um visitante comum, um usuário; ao navegar pelo site descobre se esse está transmitindo malware aos seus usuários ou não.
Ao identificar o malware, aponta onde se encontra e qual o código a ser retirado do ar. Essa prevenção é importante para evitar que se caia em blacklists de buscadores e browsers.
Um scanner de vulnerabilidade também auxilia o administrador da rede a identificar potenciais riscos de um software, rede ou banco de dados. É uma ferramenta de prevenção ampla e que auxilia na redução de potenciais entradas de vírus injetados por pessoas mal intencionadas. Ele irá identificar onde alguém pode efetuar determinado ataque a seu site, assim é possível desenvolver projetos de melhorias continuas relacionadas à segurança da informação.
Leia também:
Glossário de segurança da informação para o e-commerce
segurança da informação, segurança para e-commerce, segurança para site