Segurança de site e e-commerce

Por que é importante fazer uma boa descrição dos produtos?

11 nov , 2015  

Uma das diferenças entre a loja online e a virtual é o contato com o produto e muitos lojistas enxergam como um empecilho, mas como já citamos em outros posts, todo obstáculo pode ser transformado em oportunidade. A descrição dos produtos pode muito bem ser igual ou melhor que um vendedor na loja física, mas como? Vamos te ajudar!

Para isso, listamos algumas dicas para você. Mas, antes de ler, é importante saber que a descrição, fotos e informações do produto na loja virtual, são como o vendedor na loja física.

1ª dica: seja didático!

Quanto mais você fizer a descrição dos produtos, mais próximo o cliente irá se sentir. Não cite informações do manual, seja bem específico e se necessário dê exemplos de como utilizar no dia a dia. Lembre-se que didático e objetivo são os pontos principais.

2ª dica: quanto mais, melhor!

É preciso informar todas as características do produto, sejam técnicas, material, cores, acessórios, peso, voltagem, tamanho. Quanto mais informação inserida, mais confiança o cliente vai sentir.

3ª dica: seja fotógrafo por um dia!

Vivemos hoje num mundo totalmente pautado por imagens, vídeos e conteúdos dinâmicos de multimídia. Isso é, o comprador se sente muito mais atraído por imagens do que a descrição do produto em si. Claramente, os dois se complementam, mas com toda certeza, fotos tem um papel importantíssimo.

As fotos devem estar nítidas, com boa resolução e de diferentes ângulos. Isso cria a imagem na cabeça do consumidor.

4ª dica: use e abuse de palavras-chave!

Para sua página ser encontrada no Google, por exemplo, quando alguém pesquisa por uma caixinha de som para iphone, você precisa utilizar a descrição dos produtos para se destacar no buscador e aparecer como melhor posicionado. A descrição ajuda o consumidor a encontrar o que realmente procura, ou seja, supondo que ele vá até o Google, procura caixinha de som para iphone e encontra caixinha de som para Motorola.

Isso com certeza vai desgastá-lo e você perde sua chance de venda. Utilize as palavras que o consumidor mais procuraria sobre o produto. Crie tags, mude a descrição da foto para o nome do produto, se informe sobre SEO (Search Engeneering Optimization), que é a ferramente de busca do Google, e assim você irá se destacar.

5ª dica: informações e cessar de dúvidas sempre disponíveis!

No final da descrição dos produtos, se mostre disponível para tirar eventuais dúvidas sobre o  produto. Chat ao vivo e redes sociais podem ser um bom associado nesses momentos, assim como o velho e-mail ou telefone. Caso o consumidor tenha dúvida sobre o produto, pode ligar para o lojista e esclarecer.

O desafio parece difícil, mas quanto mais familiarizado você estiver com o produto, melhor para você e o seu cliente. Faça da sua descrição dos produtos, o melhor vendedor que sua loja pode ter. Objetivo, criativo, didático e disponível para dúvidas!


,

By