apps de lojas virtuais

Dicas de segurança na internet

É seguro comprar nos apps de lojas virtuais?

14 dez , 2017  

A regra é semelhante ao que vale para os e-commerces: se as lojas virtuais onde você pretende comprar seus produtos investem em segurança, é sim seguro comprar nos aplicativos.

O importante é sempre checar alguns fatores para evitar golpes de empresas desconhecidas ou que se passam por uma marca que você respeita. Neste caso, as aplicações podem utilizar um nome parecido, mas que pode ser facilmente desmascarado ao conferir o desenvolvedor daquele app.

Checando alguns pontos para validar se a empresa possui boa reputação e o app foi criado por quem ele diz ter sido, é possível fazer seus pedidos, receber produtos e manter suas informações pessoais e bancárias em sigilo.

A seguir listamos alguns fatores que podem ajudá-lo a encontrar os apps mais seguros para comprar seus produtos:

 

Quem criou o app?

O desenvolvedor é de uma razão social que responde pela marca. Exemplo: os aplicativos oficiais da Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato são assinados digitalmente pela B2W Digital, que é o grupo que responde por elas.

quem criou o app

Em alguns casos o desenvolvedor também pode ter o nome idêntico ao da aplicação. Mas, é de se desconfiar se o criador do app possuir um nome sem qualquer relação com a marca.

 

Onde baixou o app

Além do desenvolvedor, é possível minimizar riscos baixando a aplicação diretamente do e-commerce oficial da marca. Veja que na página incial do site da Americanas.com, existe um link “baixe o app”:

app lojas americanas

Se você clicar no link será direcionado para uma página onde pode baixar o aplicativo oficial da Americanas.com:

app americanas.com 2

Vamos tomar como exemplo alguém que baixe a versão para o Android no Google Play:

app americanas.com 3

Veja que há avaliações (estrelas, ao lado direito) além de quantas pessoas baixaram o aplicativo. Até agora foram 100.048 usuários. Além disso, o desenvolvedor é a B2W Digital.

Assim como no exemplo, lojas virtuais tendem a divulgar os aplicativos em seus websites oficiais. Acessar o site e fazer o download por ali, pode ajudá-lo a encontrar o app real e com a segurança que a empresa te proporcionou.

 

A loja é confiável

Você já conhece a reputação da loja, seja porque já comprou nela, tem conhecidos que compraram ou sentiu confiança na empresa após uma boa pesquisa? Então, pode confiar.

Se a recomendação foi feita por um conhecido, procure confirmar também onde ele baixou o app instalado no smartphone dele e quem é o desenvolvedor que assinou o código. E caso haja a opção de fazer download pelo site oficial, dê preferência a isso.

 

Segurança em primeiro lugar

Procure entender se a loja responsável pelo aplicativo já costuma investir em segurança digital. Ela pode ter um site ou e-commerce criptografados (que usam HTTPS na barra de navegação) e/ou o Selo Site Blindado.

 

Quando a esmola é demais…

Desconfie de promoções irrealistas: grandes lojas podem comprar em volume e conseguir negociações boas com fornecedores para a oferta de descontos de até 50%/80% em alguns casos (geralmente itens fora de linha). Mas, se você vir um smartphone que acabou de ser lançado sendo vendido muito mais barato que todas as grandes lojas do mercado, fique alerta!

 

Garantia pela compra

Todo item novo deve ser vendido acompanhado pela nota fiscal, que é uma garantia de que a marca cumpre todas as obrigações legais e está regularizada.

A nota fiscal é uma segurança caso você precise contestar a compra em qualquer situação (troca, pagou e não recebeu, etc). Por isso, certifique-se que o app é de uma loja que também ofereça essa segurança para você.

 

Descontos no app

No mais, a compra pelo app pode ser uma forma de conseguir melhores descontos.

Algumas lojas conseguem oferecer algo por volta de 10% adicionais para quem faz a compra através dos aplicativos ao invés do site.

O mobile pode ser a melhor maneira de conseguir economizar e, se você se atentar a todos os fatores, fará uma compra com benefícios e totalmente segura.

 

Leia também:

Por que é importante checar a fonte do aplicativo mobile?

Aplicativos mobile: você sabe quais são os dados acessados por eles?

24 dicas para manter sua segurança na internet

 

, ,