falhas de segurança

Segurança de site e e-commerce

Falhas de segurança: como identificar e evitar o problema?

2 abr , 2019  

As falhas de segurança no mundo digital têm se tornado um verdadeiro problema para muitas empresas. Isso acontece porque, nos últimos anos, o número de ataques cibernéticos aumentou consideravelmente.

Essas ameaças podem trazer diversos prejuízos para o seu negócio, comprometendo a execução de atividades e, na maioria das vezes, promovendo a perda de dados críticos.

Como identificar e evitar falhas de segurança?

Para evitar problemas financeiros, judiciais e até mesmo não gerar a insatisfação nos clientes, é fundamental impedir que esses problemas afetem a sua empresa. Portanto, você deve investir em algumas estratégias para identificar e evitar as falhas de segurança. Saiba mais abaixo!

Faça backup dos seus dados

Fazer o backup dos dados é uma das mais importantes estratégias para prevenir as falhas de segurança. Afinal, é dessa forma que você poderá recuperar rapidamente todos os arquivos e sistemas da empresa em casos de ameaças ou invasões. Faça o backup de acordo com a importância e frequência que os dados são alterados.

Controle o acesso ao sistema

Para garantir que os ataques não prejudiquem o seu negócio, é necessário também criar uma política de controle de acesso, que auxilia no controle de quem pode acessar, alterar ou excluir arquivos ou sistemas internos. Aproveite para restringir o acesso aos conteúdos, liberando somente o que cada equipe realmente precisa para trabalhar.

Divulgue boas práticas para os usuários

Outra forma de evitar as falhas de segurança é divulgar as boas práticas de TI. Isso porque muitos dos ataques digitais acontecem graças às interações dos próprios usuários. Sendo assim, instrua os profissionais com dicas para utilizar senhas complexas, adotar a autenticação de dois fatores, dando preferência para a geração de tokens via aplicativo e, ainda, mostre que as senhas só devem ser digitadas em sites seguros, com cadeado e conexão HTTPS na barra do navegador.

Aproveite para conferir quais são os prejuízos de usar uma senha única para serviços variados!

Leia também:

Para que serve e como comprar certificado SSL?

Fraude via mobile: você sabe como se proteger?

Segurança do site: como evitar que seja invadido