análise de segurança

Segurança de site e e-commerce

Como fazer uma boa análise de segurança da sua loja online?

12 jul , 2019  

Quando um empreendedor resolve montar sua loja online preocupa-se muito com o visual do site, conteúdo e tipo de produto que será vendido. E essas características realmente influenciam de forma positiva ou negativa em qualquer e-commerce, mas não basta. É necessário dar uma atenção especial a proteção dos dados dos clientes e da empresa, realizando uma boa análise de segurança.

A análise permite que você entenda quais são as principais vulnerabilidades e brechas da sua loja virtual. Assim, te possibilitando a tomar medidas que evitam os perigosos ataques cibernéticos. Confira a seguir algumas formas de se proteger.

Contrate profissionais que realizem a análise de segurança

Primeiramente, você deve contratar profissionais capacitados e que trabalham com segurança da informação, pois eles estão aptos a realizar qualquer teste em seu e-commerce.

Cuidado para não escolher uma empresa apenas por conta do preço “atrativo”, porque o serviço mais barato nem sempre possui melhor qualidade. Outra dica é: evite contratar empresas desconhecidas do mercado, afinal será que realmente vale a pena entregar a segurança do seu site nas mãos de qualquer um?

Pense bem, após gastar muito tempo, esforço e dedicação na construção da sua loja online, o mínimo a se fazer é garantir que toda a operação vá ocorrer bem, livre de problemas técnicos relacionados a segurança.

Conheça a Blindagem de Sites

Já reparou que a blindagem é utilizada para proteger os bens que as pessoas consideram importantes? Então, saiba que é possível fazer isso também com o seu site. Uma Blindagem de Sites efetiva protege contra:

  • phishings no site > Saiba mais sobre o problema clicando aqui;
  • alterações indesejadas nos textos descritivos ou preços dos produtos;

Em casos mais graves o invasor pode, ainda, alterar dados de acesso e retirar a loja virtual da internet.

Por isso, a Blindagem de Sites oferece proteção às mais diversas plataformas onlines: blogs, e-commerces, sites institucionais e sistemas internos.

A partir de scans automatizados, a Blindagem de Sites identifica problemas de vulnerabilidade, e após a análise de segurança (caso esteja tudo certo) emite um selo de proteção, demonstrando que a loja é segura para compra.

Sendo assim, além de garantir essa proteção contra possíveis invasores, a blindagem gera maior credibilidade com os usuários. Entenda o que é o Selo Blindado.

Conheça o PenTest

Bem como a Blindagem de Sites, o PenTest (teste de intrusão) realiza a análise de segurança do e-commerce. Em contrapartida, ao invés de utilizar scans automatizados, profissionais especializados fazem uma tentativa de invasão manual.

Basicamente, o PenTest é uma simulação de invasão do seu site. Uma equipe (simulando a ação de hackers) tenta invadir sua página por meio de brechas e fraquezas do sistema, anteriormente identificadas pelo scan. Após o trabalho, estes profissionais disponibilizam o relatório, permitindo que você possa tomar as medidas de proteção necessárias.

É válido ressaltar que para garantir uma análise de segurança completa, o mais recomendado é contratar a Blindagem de Sites e o PenTest, pois os serviços se complementam. Achou complicado? Separamos um texto para te explicar melhor como funcionam e a diferença entre os dois. Veja aqui.

, ,